Com a previsão da chegada da estação chuvosa no Ceará, o prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, lançou na última sexta-feira, 07 de janeiro, o maior programa municipal de fomento a agricultura familiar do interior do Ceará: o Hora de Arar 2022. Durante evento de lançamento que reuniu os secretários de Agricultura e Planejamento e demais secretários da gestão crescendo e desenvolvendo, vereadores, produtores rurais, lideranças comunitárias e tratoristas, o gestor municipal anunciou o início das ações no município.
O Programa Hora de Arar vem, ao longo dos anos se aperfeiçoado cada vez mais. Para que todo o trabalho do ano de 2022 pudesse ser executado com maestria, foi necessário criar um plano de cadastramento executado nos meses de novembro e dezembro de 2021. Todo o trabalho foi realizado pela equipe técnica da Secretaria de Agricultura de Banabuiú que visitou todo o perímetro rural da cidade. Cada produtor cadastrado no programa tem direito a até duas horas de trator para arar suas terras e preparar o cultivo das mais diversas variedades de grãos e legumes da época.
Por ser de iniciativa municipal, o Hora de Arar utiliza recursos próprios para a realização das atividades. Segundo o Secretário de Agricultura, Glauco Brito, nesta edição do programa, mais de 1.700 famílias de setenta comunidades rurais do município estão habilitadas ao benefício, superando a marca de 1.500 famílias em 2021. Neste ano de 2022 estima-se um investimento médio de meio milhão de reais, oriundos do cofre municipal. Esta edição contará com 08 técnicos agrícolas com suporte logístico de 08 novas motocicletas 0km, adquiridas recentemente pela gestão municipal, dois agrônomos, um médico veterinário, além de vinte e cinco fiscais de campo que estão divididos em todas as regiões beneficiadas.
Nesta sexta edição, o Governo Municipal disponibilizará vinte e cinco tratores que, juntos, somarão mais de três mil e quinhentas horas de trabalho no campo. Para o Prefeito Edinho Nobre, “o mais importante é ver o homem do campo crescendo. Se o sertão está bem, a cidade cresce; o sertão só tem vida quando há fartura no campo e o Hora de Arar é um programa produtivo e eficiente que dá ao pequeno produtor, condições de produzir e gerar fartura na mesa e no campo”, ressaltou.
Para além da aração das terras, o Hora de Arar ao longo do ano trabalha com práticas de aperfeiçoamento, que visa dar maior produtividade e resultado no campo e na mesa do pequeno agricultor. Com o apoio da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará – EMATERCE, é possível auxiliar os pequenos produtores com assistência técnica especializada e na elaboração de projetos para requerimento de financiamento, junto a rede bancária.
Durante o evento de lançamento do programa, o prefeito Edinho Nobre, anunciou concomitantemente o lançamento do Programa Hora de Plantar, programa financiado pelo Governo do Ceará através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, assistido e executado pela EMATERCE juntamente com as secretarias municipais de agricultura. Em 2021, o programa, através da Lei Ordinária nº 17.534, passou a ser uma Política Pública de Estado, destinada ao fomento à produção rural, proporcionando resultados socioambientais e econômicos relevantes para a agricultora familiar.
O Programa Hora de Plantar objetiva fortalecer a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético e propiciando o aumento da produção e da produtividade das culturas e melhorando o nível de renda dos beneficiados. Para 2022, o programa irá beneficiar os produtores cearenses com manivas sementes, essências florestais nativas, cajueiro anão precoce, mudas frutíferas, raquetes de palma forrageira e sementes de grãos diversos como milho híbrido, feijão caupi e sorgo forrageiro.