Profetas da Chuva preveem bom inverno em 2022 e reascende esperança no sertanejo

compartilhar no:
O profeta da chuva Manuel Estanislau foi um dos estiveram presentes ao 26º encontro anual(foto: Reprodução redes sociais)

Região Central: A depender da previsão dos profetas da chuva de Quixadá, o ano de 2022 deve ser o ano das água. Chuva, muita chuva, capaz de encher barreiros, favorecer a agropecuária e dar sustento para quem vive da agricultura familiar. Com capacidade reduzida tendo em vista as medidas de segurança impostas em função da pandemia, 10 profetas da chuva se reuniram neste sábado (8) para a realização de mais uma edição do Encontro dos Profetas da Chuva. O evento aconteceu na Faculdade Cisne.

O evento é realizado desde 1996 e se consagrou como um dos mais importantes momentos de fomento à cultura e de valorização da figura do sertanejo que, sentado no alpendre, vendo o comportamento dos fenômenos da natureza, passou a realizar suas previsões e arriscar se o inverno será bom, ou se as chuvas ficarão abaixo da média. Quase sempre as previsões são otimistas, de chuvas bem acima do que é realmente esperado, fato que se repetiu este ano, por unanimidade.

Única mulher entre os profetas, dona Lurdinha Leite, 83, abriu as previsões afirmando que 2022 trará um bom inverno, de acordo sua observação das pedras de sal no dia de Santa Luzia, em 13 de dezembro. “Se a pedra desmanchar toda é porque o inverno vai ser bom, e foi o que de fato aconteceu”, disse.

Renato do Tapuiará também estava confiante depois de ver que as casinhas da maria-de-barro, espécie de pássaro presente na região, foram construídas com a abertura voltada contra o sentido das chuvas, indicando que a precipitação será abundante.

Ex-piloto de navio da Marinha, Luiz Gonzaga Campos, de Camocim, que preferiu se denominar pesquisador e não profeta, afirmou que, de acordo com seus estudos científicos sobre o clima, temperatura, tábua de marés e pressão atmosférica, dentre outros, a previsão é de haja mesmo um bom inverno. Já Manuel Estanislau e Josimar Pacheco foram os únicos que afirmaram que o inverno não seria bom, de acordo com os métodos de observação escolhidos por eles.

O evento dos Profetas da Chuva começou como uma pequena roda de conversa, onde amigos levavam seus experimentos e compartilhavam experiências e sabedoria através de previsões. De tão pioneira, a iniciativa foi se expandindo e ganhando cada vez mais notoriedade. Os Profetas já foram temas de livros, documentários de TV e até de reportagens especiais.