Diocese de Quixadá completa um mês de ‘Sé Vacante’ após renúncia do bispo; novo nome será escolhido pelo papa

compartilhar no:
dom Ângelo Pignoli renunciou ao cargo de bispo diocesano após completar 75 e pedido foi aceito pelo papa Francisco (Foto: reprodução Diocese de Quixadá)

Quixadá: A data deste sábado, 15 de janeiro de 2022, marca os primeiros 30 dias em que a sede da Diocese de Quixadá está vacante, ou seja, sem um bispo nomeado oficialmente pelo papa Francisco. Fiéis aguardam a nomeação do novo chefe da fé católica da região, mas ainda não há um prazo definido para a escolha do novo bispo.

A informação foi colhida pelo Revista Central junto a uma fonte que integra o Colégio de Consultores, uma espécie de delegação formada por padres da Diocese e que foi o responsável pela escolha do administrador diocesano, Pe. Eronildo. “Não sabemos de nada ainda sobre alguma indicação. Quando for sabido de alguma coisa, Padre Eronildo é quem saberá primeiro”, afirmou.

De acordo com a fonte a igreja não pode ter pressa para a escolha do novo nome, e essa questão implica numa dúvida pertinente: saber quando, finalmente, um novo bispo será nomeado para Quixadá. “Isso é uma consulta minuciosa, mas a igreja procura (esse novo nome) com muita calma, sem pressa, para ver a realidade de cada Diocese, para que não seja nomeado qualquer um”.

A indicação de um novo nome é feita somente pelo papa, considerando a realidade de cada lugar. O nome é protegido por uma espécie de segredo pontifício, em que ninguém consegue saber primeiro. “Padre Eronildo é quem primeiro vai saber, e depois ele com certeza comunicará aos demais da decisão. Mas não tem como ninguém saber antes. Essa é uma decisão do Vaticano”.

Padre Eronildo foi escolhido pelo Colégio de Consultores no dia 20 de dezembro último, cinco dias depois da renúncia de Dom Angelo Pignoli, que deixou o cargo ao assumir 75 anos, recorrendo a uma prerrogativa prevista no Código de Direito Canônico da Igreja Católica, o compêndio de leis que regem o funcionamento da Santa Sé.

Paralelo às suas funções de pároco em Boa Viagem, Eronildo permanece de segunda às quartas dando atendimento na Cúria Diocesana em Quixadá. De acordo com a fonte, apesar da ciência em torno da responsabilidade que possui como administrador diocesano, o padre tem encarado os dias com tranquilidade e leveza. “Está bem tranquilo, bem sereno”.

Na última semana o Revista Central destacou a ansiedade de fiéis que aguardam a escolha do novo nome pelo papa, mas há várias questões a considerar, uma delas é a realidade epsicopal do País. Atualmente cerca de dez dioceses do Brasil estão sem bispo. Os religiosos estão alcançando a idade de 75 anos e além disso, estão buscando a renúncia por motivos de saúde, fator que tem se agravado no período de pandemia.

Recentemente foi nomeado o novo bispo do município do Crato. Mesmo conhecida por suas romarias e como um dos maiores berços da fé católica em Padre Cícero, a cidade já permanecia há quase seis meses sem bispo. Iguatu enfrenta situação semelhante.