Quixadá: O padre Antônio Eronildo de Oliveira, de 49 anos, foi escolhido como o administrador diocesano da Diocese de Quixadá, até quem um novo bispo seja nomeado ao cargo pela Santa Sé. A eleição aconteceu na manhã desta segunda-feira (20) com votação secreta.
Eronildo assume as funções de administrador da Diocese pondo fim ao período de Sé Vacante, quando a Diocese fica sem um bispo. A nomeação do novo pastor diocesano será feita pelo papa Francisco. Até lá, Eronildo assume as funções administrativas.
A informação da escolha do nome de Eronildo foi confirmada oficialmente pela Diocese de Quixadá através das redes sociais. O Revista Central apurou, junto a uma fonte, como ocorreu o processo de votação.
A escola é feita pelo chamado Colégio de Consultores, formado por padres da Diocese. Eles se reuniram na manhã desta segunda, na sede da Cúria. Após serem orientados pelo canonista, Padre Adriano, os padres do Conselho se recolheram em oração profunda onde buscaram a invocação do espírito santo.
Após mais de uma hora de retiro, os padres votaram secretamente nos nomes que estavam a disposição do cargo. O eleito poderia ser qualquer um dos padres da Diocese. Terminada a contagem dos votos, Eronildo foi o escolhido. Ele é o pároco e vigário geral da Diocese além de atuar na Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, na cidade de mesmo nome, mas agora deve dar expediente semanalmente na Cúria, que fica em Quixadá.
Padre Eronildo chega para substituir o cargo deixado pelo agora bispo emérito dom Ângeloi Pignoli. Após completar 75 anos, conforme previsto no Código Canônico da Igreja Católica, ele pode pedir aposentadoria do cargo, e assim o fez.
O padre Antônio Eronildo de Oliveira nasceu aos 10 de abril de 1972, em Quixadá, na então vila Ibaretama. Foi ordenado diácono em junho de 2000 e presbítero no dia 19 de agosto de 2000 por Dom Adélio Tomasin. Possui mestrado em Teologia Bíblica pela pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino – Angelicum.
Exerceu os cargos de reitor do Seminário Maior Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Assis em Quixadá, coordenador do curso de Teologia da então Faculdade Católica Rainha do Sertão, pároco da Paróquia Catedral Jesus, Maria e José, coordenador diocesano de Pastoral, vigário geral (2013-2021) e pároco da paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.