O fim de ano deve apresentar condições favoráveis a chuvas em todas as regiões do Ceará, principalmente nesta sexta-feira (31). É o que confirma a previsão do tempo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com o boletim da Funceme entre as sete da manhã desta quinta (30) até às sete da manhã desta sexta choveu em 98 municípios cearenses. Em sete municípios a chuva ultrapassou a cota de 100 mm. A maior delas, até o momento, foi em Barro, com 121 mm. As outras maiores chuvas foram em Aurora,, marcando o índice de 115 mm e ainda em Juazeiro do Norte, com 103 mm.
As informações sobre as chuvas nos municípios são atualizados ao longo do dia pela Funceme e o boletim é fechado oficialmente ao meio-dia. Portanto, é possível que até lá os dados sejam alterados.
No Sertão Central até o momento a Funceme contabiliza chuva em dez municípios: Solonópole, Milhã, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça, Pedra Branca, Quixeramobim, Quixadá e Ibaretama. A maior chuva da região foi em Senador Pompeu, com 102 mm. Em Banabuiú choveu 64 mm. De acordo com o chefe do Dnocs em Banabuiú, Ariston Queiroz, a chuva foi responsável por um aporte de 5 cm de água no açude Arrojado Lisboa. Já em Quixadá a maior chuva foi de 32 mm no açude Pedras Brancas.
Para o último dia de 2021, na região central, sul e oeste do estado, as chuvas podem ocorrer ao longo do dia. Na faixa litorânea, as precipitações previstas tendem a acontecer pela madrugada e manhã, como chances de novos registros na noite do Réveillon.
Ainda conforme os dados da Funceme, em geral, as chuvas previstas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.