Tremores de terra foram registrados 69 vezes em 2021 no Ceará; Quixeramobim foi município com mais registros

compartilhar no:
Os abalos sismológicos foram registrados em 26 diferentes cidades do Ceará. Em nenhum dos casos houve vítimas ou feridos.(Foto: Correio 24 horas)

Tremores de terra são associados a cenários de destruição e catástrofe. Quem mora no Ceará acredita estar longe desse fenômeno e por isso, protegido. Mas não é bem assim: muitos deles ocorrem diariamente, embora em intensidades tão pequenas que sequer são percebidos.

Isso pode ser comprovado em um levantamento exclusivo feito pela reportagem do Revista Central onde aponta que somente neste ano de 2021, a terra tremeu 69 vezes em diferentes cidades do estado. Os dados foram compilados dos boletins do Laboratório Sismológico (Labsis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Labsis é veiculado ao departamento de Física Teórica e de Geofísica e monitora há 50 anos os registros de tremores no Ceará e nos demais estados do Nordeste.

Quixeramobim foi cidade que contabilizou maior número de registros de tremores este ano (Foto: Labisis)

De acordo com os números, entre primeiro de janeiro de 2021 até o dia 28 de dezembro (data em que o texto desta reportagem especial foi fechado), foram contabilizados 69 ocorrências de tremores de terra. Os abalos sismológicos foram registrados em 26 diferentes cidades do Ceará. Em nenhum dos casos houve vítimas ou feridos.

O maior tremor de 2021 foi em Viçosa do Ceará e ocorreu neste mês de dezembro. O tremor atingiu o pico de 2.7 mR na escala de intensidade. O epicentro foi em Viçosa do Ceará mas foi sentido em outras duas cidades: Tianguá e Frecheirinha. De acordo com o relato de moradores o tremor durou cerca de cinco segundos.

Os outros dois maiores tremores foram de 2.6 mR, registrados em Irauçuba no dia 3 de agosto e em Camocim, no dia 26 de janeiro, e outros dois de 2.4 mR, computados na cidade de Tejuçuoca, no dia 7 de junho, e em Cascavel, no dia 24 de abril.

E quem acha que os tremores ocorrem apenas com cidades da região litorânea ou as mais conhecidas pelo surgimento deste tipo de fenômeno, como Sobral e Chorozinho, está enganado: no Sertão Central a terra tremeu 14 vezes em 2021 em cinco diferentes municípios: Paramoti, Quixeramobim, Banabuiú, Choró e Deputado Irapuan Pinheiro.

Quixeramobim foi a cidade da região onde a terra mais tremeu este ano: oito diferentes vezes (em fevereiro, março, abril, junho e dezembro). Foi também a cidade da região que registrou o tremor de terra de maior intensidade entre todos os registrados nos cinco municípios do Sertão Central: 2.1 mR (no dia 25 de fevereiro e mais recentemente, no dia 17 de dezembro).

Terremoto de Pacajús ocorreu na década de 80 e é o mais famoso caso de tremor de terra no Ceará (Foto: Artigo Terremoto de Pacajus: 30 anos depois/Francisco Brandão)

E para a surpresa de muitos Quixeramobim foi também a cidade que registrou o maior número de tremores de terra do ano em todo o Ceará: foram 10 ocorrências contabilizadas pelo Labsis. Sobral aparece em seguida com 8 registros e Cascavel com sete.

O Ceará possui em sua história pelo menos dois casos curiosos relacionados a tremores de terra. O mais famoso deles é o Terremoto de Pacajus, ocorrido em novembro de 1980. O tremor atingiu o pico de 5.2 graus na Escala Richter. O epicentro foi na localidade de Brito, no município vizinho de Cascavel, mas foi em Pacajus que ele foi sentido com mais intensidade, chegando a danificar 400 casas na madrugada.

Em maio de 2008 moradores de Sobral viveram dias de terror e pânico: a terra tremeu pelo menos 300 vezes em um intervalo de dois dias. Pessoas passaram mal com o fenômeno e chegaram a ocupar ruas e praças durante a madrugada para não dormir dentro de casa.