Fenômeno que provocou chuvas intensas na Bahia chega ao Ceará mas com menor força

compartilhar no:
Chuvas dos últimos dias foram provocadas por ZCAS que começa a perder forças (Foto: Danilo Freitas)

O fenômeno meteorológico responsável por causar as fortes chuvas na Bahia, está chegando ao Ceará, mas por aqui as chuvas devem ter menor intensidade. É o que aponta a previsão de meteorologistas do órgão nacional. Os detalhes foram divulgados pelo jornal Diário do Nordeste.

Conforme Flaviano Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) seria o principal causador das chuvas na Bahia. Esse fenômeno aumentou a quantidade de nuvens carregadas em todo o nordeste.

A previsão do Inmet é que o fenômeno começe a se espalhar por várias cidades da região Nordeste. Ele estaria se dissipando, mas com um detalhe: sem força. Como sua magnitude e intensidade já não está sendo a mesma, nem mesmo na Bahia, caso chegue até o Ceará, as chuvas que causar aqui devem ser bem menores.

Foi a própria ZCAS quem causou as chuvas no último fim de semana no Ceará, fazendo com que Quixadá e Canindé tivessem os maiores registros do Sertão Central. “A atmosfera do Nordeste está toda instável, podendo ocorrer chuvas fortes em qualquer um dos estados”, afirmou Flaviano ao Diário do Nordeste, sobre a possibilidade de novas chuvas.

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), que faz o mapeamento do clima e do tempo de maneira mais centralizada, afirma que para terça-feira (28), o destaque continua para as chuvas previstas no sul do Sertão Central e Inhamuns, no Cariri e no litoral, que tendem a acontecer, principalmente, da madrugada ao início da manhã e ainda no final da noite.

Em geral, as chuvas previstas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.
Na próxima quarta, a Funceme aponta céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Cariri.