Seguindo a tendência apontada pelos órgãos de meteorologia cearense, voltou a chover no estado nas últimas 24 horas. Entre às sete da manhã da última segunda-feira (27) até às sete da manhã desta terça-feira (28), a maior precipitação foi na cidade de Ocara, com 37 mm.
As informações são computadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que atualiza os números da chuva até o meio-dia, quando o boletim é fechado oficialmente. Portanto, é possível que os dados possam ser alterados à medida que novos detalhes de chuva nos demais municípios forem surgindo.
Conforme a Funceme até o momento choveu em 15 municípios do Estado. Depois de Ocara, a segunda maior chuva foi em Iracema, com 20 mm. Jaguaretama aparece logo em seguida, com 16 mm.
No Sertão Central o único município a registrar chuva foi em Pedra Branca e o registro foi minúsculo: apenas 3 mm. Nenhuma outra cidade da região Central contabilizou chuva nas últimas 24 horas.
O número menor de municípios que apresentaram chuvas em comparação com o último fim de semana, mostra que a previsão do tempo da Funceme estava correta. O órgão cearense mostrou que as chuvas tinham uma tendência à diminuição nos dias seguintes.
Nesta quarta-feira (28), a Funceme aponta céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Cariri.
As precipitações esperadas para os próximos dias se dão, principalmente, devido à formação de áreas de instabilidade associadas à presença de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma banda de nuvens com orientação noroeste-sudeste, se estendendo da região amazônica até o sudeste do Brasil, podendo também alcançar o sul do Nordeste, como atualmente.