Cerca de 70% da população de Quixadá apta a ser vacinada já está imunizada com duas doses

compartilhar no:
No ato da vacinação é necessário levar além do cartão de vacinação, CPF ou Cartão Nacional do SUS. Foto: Divulgação

Quixadá: O trabalho de imunização dos quixadaenses, desde que se iniciou a vacinação contra a covid-19 em janeiro deste ano, tem avançado e salvado vidas. Dos 73.902 habitantes aptos a serem vacinados quase 70% já receberam as duas doses do imunizante que combate o novo coronavírus, um esforço de toda uma equipe da Prefeitura de Quixadá no cuidado com a população.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Município, das mais de 73 mil pessoas acima de 12 anos, que compõem a faixa etária apta a ser vacinada, em Quixadá, um total de 49.723 pessoas já receberam as duas doses da vacina, o que completa o esquema vacinal e torna a pessoa imunizada e apta a receber a dose de reforço.

Dos quase 99 mil habitantes que formam a população geral de Quixadá, se considerado o total de pessoas acima de 12 anos aptas a receberem, a vacina, este número representa um percentual de 68% dos quixadaenses já imunizados. Os dados são ainda mais positivos quando se leva em consideração apenas os munícipes com mais de 18 anos: Nesta faixa etária, o percentual de pessoas imunizadas chega a 71,74 %.

A vacinação contra a Covid-19 reduziu significativamente os números de caso de pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) do município. Quando os equipamentos foram instalados, em abril de 2021, o município chegou a ter 37 pacientes internados ou nas UTI’s instaladas no Hospital e Maternidade Jesus, Maria e José (HMJMJ) ou no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim.

No entanto, com o avanço da vacinação, as internações foram sendo reduzidas. Em outubro, Quixadá conseguiu zera-las. Já em novembro, as internações em decorrência das complicações causadas pela doença aconteceram, mas em número reduzido. Neste mês de dezembro, desde o último dia 7, a Secretaria de Saúde não registra internados em função da infecção pelo novo coronavírus.