Brasil confirma mais dois novos casos da variante Ômicron do coronavírus e total chega a cinco

compartilhar no:
Conforme o Ministério da Saúde, do total de cinco pacientes apenas um apresenta sintomas (Foto: Niadi)

Subiu para cinco o total de pacientes confirmados com a nova variante do coronavírus chamada de Ômicron. Na noite desta quinta-feira (2) o Ministério da Saúde confirmou mais dois casos de pacientes que testaram positivo para a nova variante.

De acordo com o Ministério da Saúde os dois novos casos são de pessoas que residem em Brasília. Eles viajaram em um voo que teve escalas na África do Sul com destino a São Paulo no último sábado (27). Depois de pousar em Guarulhos eles seguiram para Brasília. Um dos infectados está com sintomas e o outro permanece assintomático. Ambos foram isolados.

Além dos dois novos casos de Brasília, o Ministério já tinha confirmado três casos positivos de pacientes em São Paulo. Agora, ao todo, são quatro homens e uma mulher, todos vacinados contra a covid-19. Eles estão isolados e pelo menos um apresenta sintomas leves. A maioria está assintomática.

De acordo com a pasta, há ainda oito casos da variante em investigação no país, sendo um em Minas Gerais, um no Rio de Janeiro e seis no Distrito Federal.

Ontem o diretor do Instituto de Doenças Contagiosas da África do Sul afirmou que a nova variante pode ser mais transmissível que a delta, mas em contraponto resultados ainda preliminares de estudos feito por cientistas sugere até o momento que os sintomas da ômicron parecem mais leves em quem foi vacinado ou já teve Covid.