Quixadá completa 151 anos nesta quarta (27) com programação cultural para celebrar a data

compartilhar no:
Quixadá completa 151 anos de emancipação política nesta quarta (27); programação especial celebra a data (Foto: Divulgação)

Quixadá: O município de Quixadá completa nesta quarta-feira (27), o aniversário de 151 anos de emancipação política. Para comemorar a data, a Prefeitura do município montou uma programação com eventos culturais para celebrar mais um século e meio de data política.

Em função do aniversário da cidade, boa parte do comércio de Quixadá fica fechado nesta quarta por conta do feriado municipal. Nesta quinta-feira (28), dia do servidor público, também seria feriado, mas a Prefeitura deve acompanhar o decreto do Governador do Estado e transferir o feriado para o dia primeiro de novembro.

Nesta quarta, ao meio-dia, acontece uma missa em ação de graças pelo aniversário da cidade. A celebração religiosa acontece na igreja do Colégio Sagrado Coração de Jesus e será restrita a poucas pessoas em função de decreto de segurança sanitária e das medidas de segurança que são seguidas pela Diocese de Quixadá.

Na parte da tarde, a partir das 16h, a Prefeitura inaugura a nova sede da Banda de Música do Município. O prédio foi reformado e recebeu ações de modernização em sua infraestrutura. Na ocasião, os músicos devem receber os 36 novos instrumentos que serão doados pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Entre as autoridades presentes estarão o secretário de cultura do estado, Fabiano Piúba, e o governador do Ceará em exercício, Evandro Leitão, que assume a cadeira de Camilo Santana enquanto ele cumpre uma agenda internacional oficial.

Logo em seguida a programação continua com uma visita ao Museu Jacinto de Sousa, que reúne peças históricas de Quixadá. Lá haverá ainda a apresentação da Orquestra Sanfônica, uma apresentação musicial composta por 10 sanfoneiros que vão trazer no repertório músicas tradicionais que retratatam a hsitória do sertão.