Em parceria com município, Programa oferece 20 vagas nas Lojas Americanas para alunos de TI de Quixadá

compartilhar no:
Evento online reuniu alunos para o anuncio de 20 vagas destinadas a egressos ou formandos de cursos na área de TI de Quixadá (Foto: divulgação)

Quixadá: A parceria estabelecida entre a Prefeitura de Quixadá com empresas da região Sul do País que oferecem vagas de emprego na área de tecnologia, começa a mostrar os seus primeiros resultados. Nesta quarta-feira (20), executivos das Lojas Americanas realizaram um evento com estudantes de Quixadá visando o preenchimento de vagas na empresa.

Estudantes dos cursos da área de TI do Instituto Federal do Ceará do Campus de Quixadá, da Universidade Federal do Ceará do Campus de Quixadá e do Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) participaram do “Tech Talk” que reuniu representantes da varejista brasileira.

No evento online desta quarta, a Americanas fez uma apresentação dos desafios na área tech da empresa, e chamou estudantes para apresentar suas principais metodologias de crescimento no setor econômico, visando o preenchimento de futuras vagas. Os estudantes inscritos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a realidade das Americanas com a gerente de Big Data e Business Analytics da marca, Fernanda Sapaziani, e com o diretor executivo da Tecnologia e Informação da Americanas SA, José Pizani.

O evento foi promovido pelo programa Pontes de Oportunidade para o Desenvolvimento (PODE), uma iniciativa que envolve investidores e empresários do setor privado da região Sul, que apostam no rendimento da TI no Ceará e que foi criado para potencializar a área de tecnologia e inovação no Sertão Central, oferecendo novas vagas e ampliando o número de oportunidades no mercado.

De início a empresa anunciou a criação de 20 vagas para preenchimento imediato para as mais variadas posições, desde oportunidades de analistas de dados e desenvolvedores de sistemas a vagas de user experience (UX) e de inteligência de mercado. Mas de acordo com os organizadores do evento, a empresa vai iniciar uma espécie de banco de talentos, que deverá ser acionado a partir do surgimento de novas oportunidades.

O programa

Encabeçada pelo deputado estadual Salmito Filho o PODE é uma estratégia pensada para desenvolver os municípios cearenses a partir de uma parceria com a iniciativa privada, demais instituições e as universidades. No final de junho deste ano o PODE foi oficialmente lançado em Quixadá, que assume a posição de município com maior destaque no que se refere às parcerias firmadas.

Não à toa, a decisão de escolher Quixadá se dá pelo fato de que o município abriga seis diferentes instituições de ensino que focam em cursos superior na área de tecnologia. No lançamento, em junho, o prefeito Ricardo Silveira destacou o potencial da iniciativa. “Temos uma espécie de polo que pode contribuir com a chegada de empresas e projetos de startups, e temos buscado potencializar isso, incentivando o diálogo entre as instituições de ensino e investidores, para que possamos, muito em breve, transformar Quixadá numa espécie de Vale do Silício do Sertão”, pontuou.