Uma cadela foi resgata por equipes do Corpo de Bombeiros depois de cair em uma cisterna desativada com cerca de 30 metros de profundidade. O fato aconteceu no município do Crato, na região do Cariri cearense.
O resgate aconteceu em uma casa no Bairro Zacarias Gonçalves, na tarde da última terça-feira (26). Os Bombeiros ficaram informados sobre o resgate através de um chamado ao Copom. A dona da cadela estava aflita porque, a princípio, não sabia informar se a cisterna estava desativada.
De imediato, os bombeiros lotados na 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (2ª Cia/5º BBM), com sede na cidade de Crato, se deslocaram até o endereço informado para prestar o socorro. De acordo com o subtenente José Roberto Bento da Silva, “chegando no local, a viatura ficou na área urbana do bairro e a guarnição e populares caminharam por 10 minutos seguindo uma trilha na mata para chegar no local onde se encontrava a cadela no poço”, relatou o comandante do socorro.
Para o resgate foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé e um conjunto de moitões, corda e mosquetões. Esse sistema permitiu a descida controlada de um bombeiro militar, o soldado Janúrio, e logo em seguida o seu içamento com a cadela a terra firme sem machucado aparente. A solicitante da ocorrência adotou a cadela e a nominou de “Robertinha”, em homenagem ao comandante do socorro.
Por prevenção, o Corpo dos Bombeiros do Ceará recomenda que os poços e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações como esta.