Região Central: Integrantes do comitê da Bacia do Banabuiú, gerida pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) participaram de uma reunião de capacitação que trouxe técnicas sobre reutilização de água e processos inovadores. De acordo com a Cogerh, este foi o primeiro módulo de capacitação oferecido ao Comitê este ano.
A Capacitação foi orientada por Ronner Braga Gondim, Superintendente de Sustentabilidade da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e pelo biólogo Dr. Silvano Porto Pereira, também da Companhia.
Os palestrantes puderam apresentar sobre a Dessalinização de água marinha no Ceará e também sobre o tratamento e reúso da água para meios de produção industrial e irrigação. Além disso, exibiram projetos já aprovados pelo Governo do Estado que visam a melhoria e o avanço nas áreas, como a maior Usina de dessalinização de água marinha do país.
A Bacia do Banabuiú possui um dos menores índices de acúmulo entre as bacias do Ceará que são subdividida e gerenciadas pela Companhia. De acordo com os dados atualizados até a noite desta quinta-feira (7), a Bacia acumulava um total de 8%.
Conforme os dados, a Bacia possui reservatórios importantes como o Banabuiú, terceiro maior açude do Ceará, e também o Pedra Branca, que até pouco tempo era responsável pelo abastecimento humano das duas maiores cidades da região Central: Quixadá e Quixeramobim.