Comarca de Quixadá passa a ter duas varas criminais; processos serão julgados com celeridade

compartilhar no:
Welithon de Mesquita e Isaac de Medeiros Santos, juízes da 1ª e 2ª Vara Criminal da Comarca de Quixadá (foto Instagram)

Região Central: A Comarca de Quixadá passou a ser considerada como Entrância Final pelo Tribunal de Justiça do Ceará, recebendo assim juízes com mais experiências, pois eles já foram submetidos a as demais entrâncias, fase inicial e intermediaria. A Comarca também ganhou grande volume processual oriundo das varas de Banabuiú, Choró, Ibaretama e Ibicuitinga.

Em razão dessa situação, foram criadas a 1ª e 2ª Vara Civil e a Vara Única Criminal de Quixadá, que tiveram início em janeiro, cujo titular da última é o juiz Welithon Alves de Mesquita, no entanto, o acervo processual criminal não era possivel atender as exigências, os prazos e outros dispositivos legais.

Atento a demanda, o TJCE criou a 2ª Vara Criminal da Comarca de Quixadá, mudando também a nomenclatura da Vara Única Criminal. Com a alteração, o Órgão Especial escolheu o juiz Isaac de Medeiros Santos, pelo critério de antiguidade, para atuar, na terra dos monólitos.

Nesta segunda-feira, 25, o magistrado foi recebido pelo seu colega Welithon de Mesquita, no Fórum Desembargador Avelar Rocha, onde conheceu as instalações.

O juiz Isaac de Medeiros Santos passa a assumir a titularidade da 2ª Vara Criminal da Comarca de Quixadá a partir do dia 03/11/2021, enquanto o Welithon de Mesquita, a 1ª Vara Criminal da Comarca de Quixadá. Os processos serão redistribuídos para ambos.