Defensoria Pública inaugura nova sede em Quixeramobim nesta quinta-feira (23)

compartilhar no:
Nova sede da Defensoria tem mais de 70 metros quadrados e área mais ampla para atendimentos em Quixeramobim (Foto: divulgação)

Quixeramobim: A Defensoria Pública do Ceará inaugura na próxima quinta-feira (23/9) uma nova sede da instituição no município de Quixeramobim, localizado no Sertão Central do Estado do Ceará. O novo prédio possui 73,06 m2 e está localizado no centro da cidade, onde funciona a Junta Comercial do Estado do Ceará da cidade. A solenidade acontecerá a partir das 14h, com restrição de público, na nova sede da instituição, localizada na rua Abílio Silva, número 54 e será transmitida ao vivo no instagram @defensoriaceara.

A estrutura foi cedida pelo Governo do Ceará, após parceria firmada pela Defensoria Geral. Inicialmente, a Defensoria do município estava localizada em uma única sala no Fórum da cidade, em 2016, a sede foi transferida para um imóvel alugado, um pouco maior que o anterior, com 50m2, mas sem ventilação externa e com poucos cômodos. “Hoje estamos nos mudando para nossa terceira locação. Um local amplo e bem localizado, que proporcionará melhores condições de trabalho para os nossos colaboradores e, ainda, melhor acomodação para os assistidos que aguardam atendimento”, conta Manuela Sales, defensora pública, que atua na cidade.

O novo prédio conta com um extenso corredor, sala de espera, salão de atendimento, dois gabinetes individualizados para defensores(as), depósito, copa e banheiro. De acordo com o defensor público, Jefferson Leite, atuante na 2ª Vara Cível da cidade, a sede fixa contribuirá para a ampliação da capacidade de atendimento das principais demandas, entre elas, estão: pensão alimentícia, demandas de saúde, curatela, divórcio e consumeristas.

“Somente neste ano, já realizamos 6.802 atuações e com essa nova estrutura a tendência é crescer cada vez mais”, afirma o defensor. “As demandas na região são crescentes e cada vez mais desafiadoras, frente ao grande número de pessoas assistidas. A nova sede vai propiciar maior conforto para a população, possibilitando um atendimento ainda mais humanizado e de qualidade”, complementa Jefferson.

Para a defensora pública e coordenadora das Defensoria do Interior, Sheila Falconeri, a cidade é mais uma que está albergada na parceria realizada com a Secretaria de Fazenda na cessão de prédios públicos para instalação da Defensoria. “O Governo do Estado gentilmente cedeu estes prédios para a Defensoria e estamos mudando alguns núcleos do interior com intuito de melhor acomodá-los e sair do aluguel, gerando economia orçamentária para a instituição. Além disso, tem sido prioritário pensar em acessibilidade e espaços físicos maiores para nossos assistidos, após a superação deste período pandêmico”, reforça.