O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) abriu, nesta segunda-feira (2), 1.080 vagas em 10 cursos de formação inicial e continuada gratuitos. As inscrições podem ser feitas até terça-feira (3) e aulas terão início no dia 9 de agosto, pela internet.
De acordo com o Centec, podem participar das formações pessoas que moram no Ceará e estejam em alguma situação de vulnerabilidade socioeconômica, como desempregados, com renda mensal de até um salário mínimo ou beneficiários do Cartão Mais Infância.
Também é necessário ter idade a partir de 16 anos e possuir computador, notebook ou celular com acesso à internet. Além disso, cada formação tem critérios específicos, como escolaridade e perfil profissional.
Confira os cursos oferecidos pelo Centec:
eletricidade básica residencial;
excelência no atendimento ao cliente;
linguagem de programação para iniciantes;
ferramentas digitais;
manutenção e reparo de motor 125 cc;
noções de informática;
Python: algoritmos e lógica de programação;
técnicas básicas de jardinagem;
técnicas de assistente administrativo.
O Centec destaca que os candidatos devem possuir a escolaridade mínima solicitada para cada curso e que só é permitida uma inscrição por pessoa. Caso sejam detectadas inconsistências (inscrições fora dos pré-requisitos desejados), o candidato será desclassificado.
As formações são ofertadas pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) do Centec em 11 municípios: Acaraú, Beberibe, Brejo Santo, Campos Sales, Fortim, Granja, Ipu, Itaiçaba, Jucás, Maracanaú e Santa Quitéria – porém, podem participar moradores de qualquer cidade cearense, tendo em vista que as aulas são on-line, com a mediação de um professor.
Resultado
A relação com os nomes dos alunos aprovados será divulgada na sexta-feira (6), no site do Centec. A partir daí, o professor entrará em contato com os estudantes por e-mail, para fornecer informações de como participar das aulas.