63% da bancada cearense votou contra PEC do voto impresso; confira foto de cada deputado

compartilhar no:
Presidente da Câmara, Arthur Lira, comanda a sessão do Plenário / Fonte: Agência Câmara de Notícias

A maioria da bancada cearense na Câmara dos Deputados votou contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que iria avaliar o retorno do uso de cédulas de papel em eleições no Brasil. De um total de 22 parlamentares, 14 votaram contrários e apenas quatro foram favoráveis. Outros quatro deputados não compareceram à sessão.

Defendida há semanas pelo presidente Jair Bolsonaro, a PEC não passou pela Câmara dos Deputados. A PEC necessitava de 308 votos para fosse aprovada, mas recebeu a posição favorável de apenas 229 votos. Se considerado o total da bancada cearense, 63% votou contrário à medida.

Seis partidos estavam entre os deputados que foram desfavoráveis à PEC: PDT, PV, PSD, PL, PSB e PT. Apenas o PROS, PSL e MDB votaram favoráveis. O PL também teve um deputado que votou favorável. Confira como cada deputado cearense votou:

Votaram NÃO
André Figueiredo (PDT)
Célio Studart (PV)
Domingos Neto (PSD)
Eduardo Bismarck (PDT)
Genecias Noronha (SD)
Idilvan Alencar (PDT)
José Airton Cirilo (PT)
José Guimarães (PT)
Júnior Mano (PL)
Leônidas Cristino (PDT)
Luizianne Lins(PT)
Odorico Monteiro (PSB)
Pedro Augusto Bezerra (PTB)
Totonho Lopes (PDT)

Votaram SIM
Capitão Wagner (Pros)
Dr. Jaziel (PL)
Heitor Freire (PSL)
Moses Rodrigues(MDB)

Quatro deputados não participaram: AJ Albuquerque (PP), Aníbal Gomes (DEM), Danilo Forte (PSDB) e Vaidon Oliveira (Pros).

Nas redes sociais, os principais nomes dos maiores partidos se posicionaram sobre a decisão que tomaram. Ventilado como um dos favoráveis ao Governo do Estado, o deputado Capitão Wagner defendeu seu voto pelo retorno do voto impresso afirmando que “toda e qualquer ferramenta que garanta lisura, transparência, que a democracia será respeitada, que as urnas serão invioláveis, terá o nosso apoio”.

Já Luiziane Lins, que já foi prefeita de Fortaleza e atualmente deputada, foi enfática em seu posicionamento contra o governo: “Bolsonaro mais uma vez derrotado!”. A petista ainda comentou sobre o desfile de blindados que ocorreu antes da votação em Brasília. “O povo não quer ver desfile de tanques, quer vacina no braço, empregos e comida no posto”.