Profissionais do HRSC recebem treinamento em simulação realista sobre casos de parada cardiorrespiratória

compartilhar no:
Treinamento aconteceu para profissionais residente da ala de AVC e Diagnóstico por Imagem (Foto: ISGH)

Estudantes de residência multiprofissional que atuam no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) receberam um treinamento sobre como agir em casos de parada cardiorrespiratória. A simulação realística foi oferecida para os profissionais que atuam nas unidades de AVC e do Centro de Imagem e Diagnóstico do HRSC.

Para o treinamento, os residentes contaram com a ajuda de metodologias ativas como a gamificação e a simulação realística. Na ocasião, eles produziram um jogo de dominó com conteúdo temático referente à parada cardiorrespiratória, reforçando o aprendizado teórico da capacitação.

Em seguida, ocorreu a simulação realística, momento facilitado pela médica Rafaela Feitosa, o enfermeiro Renan Soares e o fisioterapeuta José Antônio Neto. As equipes foram divididas, simulando as funções e o que cada um poderia fazer se estivessem em uma situação de parada cardiorrespiratória.

Segundo o fisioterapeuta residente Jorge Hiago, as unidades foram escolhidas para o treinamento porque o atendimento à situação de parada cardiorrespiratória não é algo frequente, necessitando de um aprimoramento contínuo. “Esperamos que com o treinamento as equipes possam ser protagonistas e possam disseminar as informações, e quando passarem por uma situação parecida, saibam agir de forma organizada, sem pânico”, explica.

Já para a Coordenadora de Enfermagem da Unidade AVC Agudo e Subagudo, Mara Cibely, o treinamento com métodos ativos de ensino permite que os profissionais possam fazer uma aplicação imediata do que foi aprendido com competência e segurança, proporcionando ao paciente uma qualidade na assistência.