Não pegou nada bem a tentativa de uma prefeitura no interior do Ceará em sortear uma noite em um motel e um kit erótico como prêmios para o dia dos namorados. O que deveria gerar engajamento nas redes sociais, terminou gerando uma polêmica e a um desfecho quase que previsível: a prefeitura foi obrigada a cancelar os prêmios, o sorteio e ainda teve que vir a público lançar uma nota de esclarecimento.
O fato inusitado está se passando na cidade de Santa Quitéria e repercutiu durante toda esta terça-feira (8). A promoção foi desenvolvida e pensada pela equipe da Secretaria de Cultura e Juventude. O sorteio foi lançado nas redes sociais institucionais da prefeitura para, de acordo com a Secretaria, “ajudar o comércio local e presentear os casais do município”.
Eram quatro prêmios que seriam sorteados: um jantar romântico, um buquê de flores, um kit erótico e uma noite em um motel da cidade. O texto, repleto de erros gramaticais grosseiros, sinalizava que “a Secretaria de Cultura e Juventude de Santa Quitéria Juntamente com seus Patrocinadores Resolvemos (sic) fazer um Sorteio de Brindes para o Dia dos namorados”. Estaria apto a concorrer quem curtisse a foto, marcasse duas pessoas e seguisse a página dos patrocinadores do sorteio.
Mas no contexto de pandemia, uma prefeitura enfrenta vários problemas: a pressão de professores que se viram para dar aulas na modalidade remota, alunos que aguardam a distribuição de kits escolares, o combate a pandemia do coronavírus, pessoas morrendo à espera de leitos de UTI. Tudo isso gerou um ambiente nada propício para esse tipo de promoção, um cenário infelizmente comum em boa parte das cidades cearenses, mas que parece ter sido esquecido pela Secretaria da cidade. Não deu outra: polêmica das grandes.
O oba-oba na cidade foi daqueles. Não faltou quem acusasse a prefeitura de falta de bom senso ou de respeito com a população para investir nesse tipo de promoção. Como resultado a prefeitura foi obrigada a cancelar a promoção. No início da noite de ontem, uma nota de esclarecimento foi postada nas redes sociais da gestão. Na nota a pasta contextualiza que entende que o país passa por um período difícil e que pretendeu ajudar o comércio, mas que “Hoje, em meio à falta de Cultura, de conhecimento profissional e ético, a secretaria foi alvo de uma chuva de desinformação”.
“Vivemos tempos sombrios, onde aqueles que dominam uma parte da mídia e querendo o quanto pior melhor, tenta impor aquilo que acha que é verdade. A ignorância leva muitos a distorcer a verdade. A todos os nossos seguidores que acompanham nosso trabalho ao longo desses seis meses, achamos necessário esclarecer esse ocorrido. E a todos que estavam participando do referido sorteio, pedimos desculpas por ter que encerrar o mesmo. Pois a falta de informação de alguns levou a esse cenário”.
Não pegou nada bem a investida diferente e ousada da secretaria. Mas, os organizadores finalizaram com um recado: “continuaremos com nosso objetivo, que é não deixar a cultura morrer”. Há, em pleno 2021, quem entenda que sortear uma noite em um motel ou um kit erótico, seja sinal de promoção da cultura.