Período chuvoso no Ceará, que vai de fevereiro a maio, fica 15% abaixo da média, aponta Funceme

compartilhar no:
Balanço foi feito pelo órgão na manhã desta quarta (2); estimativa era que o Ceará tivesse desvio negativo na casa de 50%

O período oficial de chuvas no Ceará, que vai de fevereiro a maio, chegou ao fim na última segunda-feira (31) com a confirmação de que a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) acertou a previsão que fez ainda no início do ano: a quantidade de chuvas foi menor do que o esperado para todo o estado no período.

Em live realizada na manhã desta quarta-feira (2) por meio do seu canal oficial no YouTube, a Funceme divulgou o balanço das chuvas no Ceará, e acertou em partes o que havia previsto no início de fevereiro: o estado apresentou desvio negativo de 15,4% nas chuvas do período entre fevereiro e maio deste ano.

Conforme a climatologia do Estado, a média para o quadrimestre é de 600,7 milímetros, enquanto o observado foi de 508,3 mm. O cenário de precipitações reduzidas e irregulares já era esperado pela Funceme, conforme prognóstico divulgado em janeiro deste ano.

Na época o órgão de meteorologia cearense havia dito que no período de fevereiro, março e abril o Ceará teria um cenário onde indicaria 50% de probabilidade para chuvas abaixo da média para o trimestre fevereiro, março e abril de 2021. No entanto o desvio negativo foi de apenas 15%.

A Funceme detalhou o mês a mês de chuvas. “Com os dados de fevereiro, o Ceará acabou fechando o mês dentro da normalidade, com um desvio de 6,2%. Já em março e abril, houve redução. As informações do Calendário de Chuvas apontaram desvios negativos de 7,3% e 33,5%, respectivamente. Por fim, no último mês da quadra chuvosa, as precipitações ficaram 24,3% abaixo da média”.

“No primeiro mês da quadra, tivemos uns dias excelentes de chuva, quando houve uma boa distribuição espacial da chuva. Na ocasião, o sul e o oeste do Estado ficaram acima da média”, comenta o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.