Pedra Branca teve taxa de letalidade por Covid-19 mais alta entre cidades Sertão Central em maio

compartilhar no:
Hospital Municipal de Pedra Branca: cidade teve maior taxa de letalidade entre os municípios do Sertão Central

Região Central: Sem dar uma trégua e com o vírus se alastrando em uma velocidade ainda maior nesta segunda onda, a pandemia do novo coronavírus está trazendo muitas preocupações para gestores das cidades cearenses. Dados como o número de óbitos e a taxa de letalidade sempre chamam a atenção, e traduzem um cenário de incertezas e de iminente perigo. É o caso da cidade de Pedra Branca, no Sertão Central. De todos os municípios que compõem a 9ª Região de Saúde do estado, é o município que contem a mais alta taxa de letalidade.

Os dados foram levantados pelo Portal Revista Central com base nos números fornecidos pelo IntegraSUS, plataforma que reúne os principais dados sobre a pandemia alimentados diariamente. Conforme o IntegraSUS a cidade de Pedra Branca carrega uma taxa de letalidade de 3,7, a mais alta e preocupante entre as dez cidades que formam a 9ª Região de Saúde.

A taxa de letalidade é um dado elaborado a partir da média de mortes por cada 100 habitantes. Ou seja, em Pedra Branca a cada 100 pessoas que contraem o coronavírus no mês de maio, quase quatro delas não resistiram e morreram.

Durante o mês de maio 203 casos de covid-19 foram notificados em Pedra Branca. Destes, 134 foram confirmados e 121 foram recuperados. Cinco pessoas não resistiram e morreram e outros 31 foram descartados porque, embora apresentassem quadro suspeito, não se confirmaram.

Depois de Pedra Branca, a cidade de Solonópole é a que ocupa a mais alta taxa de letalidade entre os municípios da 9ª Região: 3,1 é o percentual apontado pelo IntegraSUS. No mês de maio Solonópole contabilizou três novas mortes por Covid-19, confirmando a taxa de mortalidade.