Açude Pedra Branca termina período chuvoso com o menor acúmulo de água dos últimos 17 anos

compartilhar no:
Açude Pedras Brancas está com 5% de acúmulo; menor nível dos últimos 17 anos, aponta Cogerh (foto: RC)

Região Central: O açude Pedra Branca, localizado no distrito homônimo na cidade de Banabuiú, e responsável pelo abastecimento de Quixadá, terminou a quadra chuvosa de 2021 com o menor índice de acúmulo de água dos últimos 17 anos. Desde 2004, não há registros oficiais que indiquem que o açude acumulou tão pouco de água mesmo após o fim do período de chuvas.

A constatação veio após um levantamento exclusivo feito pelo Revista Central com base em dados fornecidos pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Os números compõem o Portal Hidrológico do Ceará, um espaço que reúne dados gerados a partir do monitoramento dos açudes oficiais do estado. O Portal reúne dados desde 2004.

No dia 31 de maio de 2021 o Pedra Branca apresentou cota de 122 metros cúbicos de armazenamento. A capacidade total do açude é de 456 metros cúbicos. Em termos de volume, esse número representa 5,28% de acúmulo. Até em comparação com o ano passado, o número do acumulado no reservatório em 2021 é quase o dobro menor: ao fim de maio de 2020 o Pedra Branca tinha 9,92% de acumulado.

A única vez nos últimos 17 anos que o Pedra Branca registrou um acúmulo que se aproxime com o indicado no fim do inverno deste ano, foi no ano de 2017, quatro anos atrás. No fim do inverno daquele ano o Pedra Branca tinha 8,55% de acúmulo e apresentava uma cota de 114,29. Naquele ano o açude enfrentou uma grave crise hídrica, mas em 2018 e 2019 as cotas dobraram de volume, fazendo o Pedra Branca ter uma recarga considerável.

O fim do inverno sempre transfere a atenção das pessoas para a situação dos açudes, tendo em vista ser importante verificar quanto de água o reservatório terá acumulado para que a população passe a adotar costumes e comportamentos que reflitam na situação encontrada no reservatório.

Com o menor índice nos últimos 17 anos, a situação do Pedra Branca se mostra delicada: as quase 170 mil pessoas das cidades de Quixeramobim e Quixadá poderão enfrentar sérios problemas de abastecimento e fica aquele alerta de sempre: a população das duas cidades tem que começar a se preocupar e principalmente economizar água, evitando desperdício.