Devido a seca, Canindé tem estado de emergência reconhecido pelo Governo Federal

compartilhar no:
Santuário de São Francisco de Assis, no Centro de Canindé (Foto: reprodução)

Sertões de Canindé: O Governo Federal reconheceu situação de emergência no município de Canindé, em função da estiagem e do baixo volume hídrico acumulado no último inverno. A portaria foi publicada na semana passada em publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Canindé foi o único município do Ceará listado na portaria, assinada por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), órgão do Ministério do Desenvolvimento Regional. Ao todo, 20 cidades brasileiras tiveram situação de emergência decretada.

Somente no Nordeste, oito municípios tiveram o reconhecimento de situação de emergência devido à estiagem. Foram afetados os municípios de Antônio Martins, Francisco Dantas, Afonso Bezerra, Nova Cruz e Parelhas, no Rio Grande do Norte, Caculé e Tanque Novo, na Bahia, e Canindé, no Ceará.

Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município pode solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.