UPA de Quixadá passa por desinfecção após voltar a atender casos de urgência e emergência

compartilhar no:
Trabalho de sanitização na UPA foi realizado para que a Unidade possa voltar a receber pacientes em urgência e emergência (Foto: divulgação)

Quixadá: Um serviço complexo de sanitização, conhecido popularmente como desinfecção, foi realizado nessa semana na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Quixadá. O serviço foi realizado antes da equipe retomar os atendimentos de urgência e emergência que não estejam relacionados a Covid-19.

O objetivo do serviço foi promover uma limpeza extensa na Unidade, frente a nova logística de triagem nos atendimentos médicos que passou a ser definida pela Secretaria de Saúde. De acordo com a Prefeitura de Quixadá a UPA retomou os serviços de urgência e emergência nessa última segunda-feira (24).

Até então, o equipamento atendia apenas pacientes com sintomas relacionados à Covid-19. Um hospital de campanha chegou a ser construído em um terreno anexo à Unidade, tendo em vista o avanço da pandemia em Quixadá, e assim buscar dar mais qualidade no serviço médico oferecido aos pacientes. A Prefeitura confirmou, na época, que toda a obra foi financiada com recursos próprios.

“Todos os compartimentos da unidade de saúde foram higienizados com um produto químico que permite uma maior limpeza e desinfecção, garantindo a segurança necessária para a retomada dos demais atendimentos que vinham ocorrendo apenas no Hospital Eudásio Barroso”, informou a prefeitura em nota.

Com a nova logística, além de continuar atendendo pacientes com sintomas relacionados à Covid-19, agora a Unidade também vai voltar a atender pacientes em situação de urgência e emergência clínica, o que antes vinha sendo feito apenas no Hospital Municipal Eudásio Barroso (HMEB). Com a nova logística definida, também na última segunda-feira (24) o EB voltou a fazer internamento clínico e atendimento de urgência e emergência em traumatologia.