Sertão Central não registra chuva há dois dias e pluviometria começa a diminuir no Ceará

compartilhar no:
Tempo no sertão central começa a mudar a região já está há dois dias sem chuva por conta do fim do período chuvoso (foto: Junior BK)

Maio vai se aproximando do fim chegando já na sua segunda quinzena e o resultado de poucas chuvas, tradicional e típico do período, já vai se confirmando. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) o último fim de semana com o com menor quantidade de chuvas de todo o mês.

Os dados foram comprovados a partir de dados fornecidos pela Funceme, em um levantamento realizado pelo portal Revista Central. No último sábado (15) o órgão de meteorologia do estado registrou chuva em apenas 23 municípios cearenses. Já nas últimas 24 horas esse quantitativo diminui ainda mais. De acordo com o boletim da Funceme choveu em apenas dois municípios: Cascavel e Maracanaú.

No Sertão Central não chove desde as últimas 48 horas, um tipo de cenário tradicional para esse período do ano, quando a quantidade de chuvas vai diminuindo e a região começa a ficar sem o registro de pluviometria. E a tendência, conforme os meteorologistas, é que esse cenário tenda a se estender.

O órgão lançou nota informando que o início desta semana deve ser de chuvas pontuais na faixa litorânea e na macrorregião da Ibiapaba. Nesta segunda-feira (17), a expectativa é de precipitações passageiras entre madrugada e manhã na faixa litorânea do Estado. As atuais condições meteorológicas apontam para acumulados pouco expressivos. Já nas demais regiões, apenas céu variando entre claro e parcialmente nublado sem expectativa de chuva.

Para a próxima terça (18), além do litoral, a Funceme indica possibilidade de chuva na macrorregião da Ibiapaba variando entre fraca e moderada.