Região Central: O município de Senador Pompeu possui o mais alto índice da taxa de mortalidade por coronavírus, entre as cidades do Sertão Central. Esse dado refere-se a última semana, compreendida entre o dia 9 a 16 de maio de 2021 e foram extraídos após um levantamento do Revista Central na plataforma IntegraSUS. Conforme os dados, a cidade tem uma taxa de 7,8.
A taxa de mortalidade se refere à quantidade de óbitos em decorrência de uma patologia com relação à população do determinado local. Isso quer dizer que, para cada 100 pessoas confirmadas com Covid-19 em Senador Pompeu, quase oito delas estão sujeitas a morrer.
Depois de Senador Pompeu aparece a cidade de Quixeramobim, segunda maior cidade da região Centro, com uma taxa de 7,4, uma diferença de apenas 0,2 percentuais. O IntegraSUS aponta que no intervalo entre 9 a 16 de maio Quixeramobim teve seis óbitos, mas esse número pode ser ainda maior, já que nos últimos tempos a alimentação da confirmação de óbitos tem sido alvo de questionamentos.
Os municípios de Banabuiú e Solonópole, vizinhos em termos geográficos, aparecem no terceiro lugar, carregando uma taxa de mortalidade na casa de 5,5. Nestas duas cidades, a cada 100 pessoas que testa positivo e que apresentam quadro de complicação pelo coronavírius, cinco delas correm o risco alto de vir a óbito.
A menor taxa de mortalidade por coronavírus entre as cidades que pontuam o índice é o município de Quixadá, empatado com Pedra Branca, com 2,3 de índice. Quixadá, por sinal, já está em isolamento social rígido desde o último dia domingo, mas uma semana antes, o município já vinha sendo regido por decretos que impuseram o isolamento social durante três semanas.
O avanço do coronavírus no interior do Ceará tem sido uma constante, numa contramão do que se pode notar na Capital. O governador Camilo Santana aumentou a flexibilização das atividades econômicas em Fortaleza na última semana, enquanto as mortes continuaram a subir no Sertão Central. Apesar da gravidade, sete cidades não pontuaram taxa de mortalidade: Boa Viagem, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Itatira, Milhã e Paramoti.