Reabertura do comércio e de atividades econômicas começa hoje em Quixadá

compartilhar no:
Centro de Quixadá em março deste ano: retomada da economia vai depender de conscientização da população, afirma prefeito.

Quixadá: O município e Quixadá, inicia nesta segunda-feira (24), o processo de reabertura gradual da economia e das demais atividades, com flexibilização do decreto municipal de isolamento social rígido. As medidas são válidas até o próximo dia 31 de maio. Entre elas está a abertura do comércio.

De acordo com o decreto atual, o setor do comércio poderá funcionar com 40% de sua capacidade no período de 7h às 13h. A fiscalização será rigorosa para que não haja aglomerações dentro dos estabelecimentos comerciais. A ação será feita por fiscais da Agência de Fiscalização de Quixadá (Agefisq).

Entre as novidades, está um termo de compromisso e responsabilidade que os comerciantes deverão assinar, se comprometendo a funcionar dentro dos padrões estabelecidos pelo decreto e sem chance de descumprimento.

Restaurantes, lanchonetes e congêneres continuam funcionando pelo sistema de drive-thru, delivery ou ainda pela modalidade em que o cliente pode entrar no estabelecimento para fazer seu pedido, mas não consome o alimento no local.

Outro setor que será impactado positivamente com o decreto é o das academias. Os estabelecimentos tiveram autorização para voltar a operar com 25% de sua capacidade de atendimento, no período de 6h ás 18h.

Bancos também retornam o funcionamento para atendimento ao público “recomendando que seja prolongado o horário de atendimento em 2 (duas) horas, sendo permitido o atendimento simultâneo de 40% da capacidade”, afirma o decreto.

Na noite deste domingo (23), o prefeito Ricardo Silveira compartilhou em seu perfil na rede social Instagram os principais pontos da live do último sábado (22) em que anunciou as novas medidas. Ele reafirmou que precisa contar com a cooperação da população, pois do contrário, será obrigado a reverter a flexibilização e retornar com o fechamento e suspensão das atividades.