Quixadá e Canindé são únicos municípios do Sertão Central autorizados a usar vacina da Pfizer

compartilhar no:
Município foi elegível e receberá as doses da Vacina da fabricante Pfizer (Foto: Marco Verch)

Quixadá: O município de Quixadá, junto à cidade de Canindé, foram os únicos da região do Sertão Central a receberem autorização da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) para utilizar a vacina da fabricante Pfizer na execução local do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra o coronavírus.

As informações foram confirmadas pela Sesa. No total, 25 cidades foram autorizadas a utilizarem as doses na população, como item do esquema vacinal contra o coronavírus. Até então apenas a capital do estado vinha utilizando as doses por recomendação do Ministério da Saúde.

No Sertão Central Quixadá foi uma das cidades a receberem a autorização para usar as doses. Até então, apenas as doses do Instituto Butantam e da fabricante AstraZeneca estavam sendo utilizados. Com a autorização, a Secretaria de Saúde do Município deve deliberar as condicionantes sobre o uso do novo composto.

O documento que lista as cidades tem o aval da Comissão Intergestores Bipartitite (CIB-CE) e foi assinado pelo Secretário Estadual da Saúde, Dr. Cabeto, e a vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Sayonara Cidade.

De acordo com atualização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os frascos da vacina devem ser mantidos em temperaturas de -90 ºC a -60 ºC, mas podem ficar armazenados entre -25 ºC e -15 ºC durante duas semanas. Caso sejam retirados do congelamento, a orientação é que permaneçam entre 2 ºC e 8 ºC por até cinco dias.

Além de Quixadá e Canindé vão receber as doses os municípios de Acaraú, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Icó, Iguatu, Itapipoca
Limoeiro do Norte, Maracanaú, Russas, Sobral, Tauá e Tianguá.