Com retorno de celebrações presenciais, fiéis voltam a ocupar as igrejas em domingos de cultos e missas

compartilhar no:
O pastor Danilson Castro afirma que o templo está obedecendo o decreto estadual. Foto: Divulgação

 

A rotina dos domingos de muitos fiéis tem voltado ao normal após a autorização para que os templos religiosos recebam presencialmente os frequentadores. Após o último decreto, publicado pelo governo do Ceará neste sábado (29), as igrejas e assembleias podem ocupar até 35% de suas capacidades, o que promoveu um domingo de muita fé, comunhão e alegria para aqueles que podem voltar às atividades religiosas.

A igreja Assembleia de Deus Expedicionários, do Ministério Templo Central, no Bairro Montese, recebeu com alegria os irmãos que compareceram na manhã deste domingo para a celebração do culto matinal. O pastor Danilson Castro afirma que o templo está obedecendo o decreto estadual, com averiguação de temperatura, disponibilização de álcool gel e distanciamento social entre os irmãos.

“Nós estamos muito felizes com a possibilidade de retorno de um número maior de irmãos, mesmo considerando que nesse período é importante prudência e cuidado para aquelas pessoas que ainda convivem com outras pessoas que possuem algum tipo de comorbidade. A orientação é: se você tem possibilidade de retornar ao templo, que o faça porque aqui nós estamos tomando todos os cuidados necessários com os protocolos que nos são definidos enquanto responsabilidade eclesial, e aí a responsabilidade está em cada um de nós, e também naqueles que estão retornando”, disse o pastor Danilson.

Ele também falou sobre a alegria que sente em poder receber um número maior de irmãos no templo, mas ressaltou a responsabilidade que tem no cuidado com as pessoas. “Feliz, porque temos um número maior, mas conscientes que nós devemos continuar assumindo a responsabilidade de cuidar das pessoas”.

Nas igrejas católicas não foi diferente. 35% dos fiéis retornaram ao templo com alegria e muita fé. É o caso de Laís Diniz, frequentadora do Santuário de Fátima, no Bairro de Fátima. Ela conta que assistia às missas de forma remota, pelas redes sociais, mas que não via a hora de poder estar na igreja, como sempre fez de costume antes da pandemia de Covid-19.

“Estou muito feliz porque a gente era acostumado a participar das missas nas redes sociais, não presencialmente, para obedecer o distanciamento social. Então hoje a gente já pode participar, o santuário de portas abertas. A gente já pode participar das missas, principalmente participar do momento principal da missa, que é a eucaristia, comungar o corpo e o sangue de Jesus presencial”, comemorou dona Laís.