Cenário epidemiológico da Covid-19 melhora no município de Boa Viagem

compartilhar no:
SESA quer manter ritmo de quedas de internações e confirmações. Foto: divulgação

 

Região Central: O município de Boa Viagem segue com queda de números em relação a Covid-19 após flexibilização posterior a duas semanas de Lockdown. Apesar da positividade, a situação continua preocupante e a Secretaria de Saúde continua tentando manter o ritmo com medidas.

A flexibilização da reabertura econômica continua mantida há pouco mais de 10 dias, com funcionamento específico limitando horários e quantidade de atendimentos, os espaços públicos continuam vedados para uso.

No último boletim epidemiológico desta terça, (25), apenas 3 leitos seguem ocupados, todos com suspeitos de covid-19 que aguardam o resultado de coletas.

Em apenas 04 dias, 58 pessoas ficaram recuperadas, atualmente 293 confirmados que se recuperam em casa, os casos que requerem atendimentos médicos levaram o município a transferir 03 pessoas até esta segunda (24), óbitos registrados no mês vigente – 06, são referentes ao mês abril, onde o 2º maior pico no município foi registrado, 88 vidas foram ceifadas pela covid-19 em pouco mais de um ano de pandemia.

Com a liberação de atividades físicas individuais, é crescente o número de pessoas praticando exercícios em rodovias sem o uso de máscara e sem distanciamento, com registros publicados na internet sem nenhum constrangimento, conforme o decreto prevê, a multa para o não uso da máscara é de R$ 50,00 em caso de flagrante por parte das autoridades fiscalizadoras.

Autoridades alertam para o uso das máscaras e distanciamento durante as atividades, segundo a OMS, através de estudos foram comprovados que gotículas oriundas de espirro ou saliva (expelida ao falar) ficam suspensas no ar em um raio de 10 metros de alcance, aumentando as chances de contágio por quem não usa de um dos principais itens de proteção à saúde na atualidade.

No município, academias seguem fechadas com previsão de abertura gradual para outra etapa à ser lançada por meio do decreto, os critérios para o fechamento segundo a SESA são técnicos e científicos, o setor cobra a reabertura alegando prejuízos financeiros e defendem a promoção de saúde dentro das medidas estabelecidas conforme ocorreu na última liberação em 2020.

 

Com informações do Portal Sert News