Apesar de Funceme indicar cenário favorável, chove em apenas 34 municípios nas últimas horas

compartilhar no:
Funceme indicou previsão do tempo favorável a chuvas, mas precipitações foram registradas em apenas 34 cidades

Região Central: Nas últimas 24 horas choveu em 34 municípios do Ceará. As informações foram atualizadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os dados são atualizados até o meio-dia, quando o boletim é oficialmente fechado, e refere-se às informações das sete da manhã de ontem até às sete da manhã desta terça-feira (11).

De acordo com os dados da Funceme, a maior chuva no estado no período foi em Morada Nova, na região do Vale do Jaguaribe, com 33 mm. Jaguaruana, teve a terceira maior chuva do dia, com 25 mm. No Sertão Central a maior chuva foi no município de Ibaretama, com 13 mm. Choveu ainda em Quixadá e Madalena, com apenas 2 mm.

O curioso é que, ainda ontem, a Funceme afirmou que o Ceará seguiria com condições favoráveis à chuva em todas as macrorregiões. O órgão de meteorologia afirmou que tanto hoje como na quarta-feira (12), a tendência é que os maiores acumulados ocorram na porção centro-norte, principalmente entre madrugada e manhã.

Ainda conforme a Funceme, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se localizada em torno 1°N, não interferindo de forma direta nas condições de tempo do Ceará. No entanto, não foi o que se confirmou hoje em comparação com as chuvas de ontem. De domingo (9) para segunda-feira (10), choveu em 57 municípios, enquanto nas últimas horas choveu em apenas 34 cidades.

A Funceme informou que a previsão do tempo para hoje é de Céu parcialmente nublado em todas as regiões com possibilidade de chuva na Jaguaribana, Litoral Norte e Ibiapaba.