Chuva em Quixadá na noite desta quinta-feira (8), foi a maior do Ceará nas últimas 24 horas

compartilhar no:
Pluviometria da Funceme marcou os 14 mm em Quixadá com chuva de quinta-feira (8)

Quixadá: Quixadá foi o município do Sertão Central a ocupar a maior chuva entre todos os municípios da região e também a maior chuva do Estado nas últimas vinte e quatro horas. Os dados foram informados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) no boletim fechado ao meio-dia desta sexta-feira (9). A chuva na cidade foi de 14.4 mm.

Conforme os dados da Funceme houve ainda duas outras chuvas em pontos diferentes da cidade, que contabilizaram pluviometrias diferentes. No posto da Funceme do Açude Cedro a chuva foi de 8 mm e já no Posto do IFCE a pluviometria marcou 7 mm. Não houve chuvas no Açude Pedras Branca.

Ainda segundo a Funceme choveu em 21 municípios entre as sete da manhã desta quinta-feira (8), até às sete da manhã desta sexta-feira (9). Choró e Madalena, também situadas no Sertão Central, registraram chuvas. Em Quixadá, como de costume, a água chegou a deixar algumas ruas alagadas.

O órgão cearense de meteorologia informou que as condições de tempo para esta sexta deverão permanecer estáveis, isto é, com cenário desfavorável a precipitações expressivas e abrangentes. Porém a faixa litorânea, o Maciço de Baturité, a Ibiapaba e a Jaguaribana têm indicativo de chuva passageira.

A atual previsão se dá, principalmente, pela posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está a 4ºN. Longe da costa cearense, o sistema meteorológico acaba não colaborando para precipitações. As chuvas pontuais e sem expressividade esperadas para a porção mais ao norte do Estado estão associadas à possível formação de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico e do leste do Nordeste.

Para o sábado (10), a Funceme também aponta possibilidade de chuva na faixa litorânea, o Maciço de Baturité, a Ibiapaba e a Jaguaribana. Ao longo deste dois dias, a expectativa é de céu variando entre claro e parcialmente nublado.