15 bebês prematuros internados em UTI neonatal são isolados após se infectarem com coronavírus

compartilhar no:
Dois bebês confirmara o resultado positivo depois de apresentarem suspeita; demais teriam sido infectados (Foto: Agência Maceió)

A Unidade de Tratamento Intensiva Neonatal (UTIN) da Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió, está internidada já há três dias depois que 15 bebês prematuros testaram positivo para a Covid-19. A informação foi confirmada através de nota da Assessoria de Imprensa da Maternidade. O local está isolado para o atendimento específico dos bebês contaminados e mães que estava no local na condição de acompanhantes tiveram que receber alta.

A infecção em massa dos 15 bebês teria sido uma consequência do alto poder de transmissão do coronavírus. Conforme a Maternidade Escola de Maceió a equipe médica realizou exames em dois dos bebês após eles apresentarem sintomas suspeitos. O resultado dos exames deu positivo e imediatamente a ala da UTIN foi isolada.

Os demais 13 bebês que já estavam no local também fizeram o teste por medida preventiva e para surpresa da equipe, todos testaram positivo para o coronavírus. De acordo com a Maternidade algumas das crianças que foram internadas na UTIN tinham vindo de municípios vizinhos, mas a assessoria de imprensa não descarta que parte dos bebês também tenham sido infectados na maternidade. Há ainda casos de bebês que nasceram de mães que no momento do parto estavam infectadas.

Como parte das medidas executadas para evitar que mais casos se confirmem dentro da maternidade, a direção do local estaria tomando medidas como a suspensão de visitas na Unidade Neonatal e a suspensão da permanência de mães acompanhantes na maternidade. Uma parte no térreo do prédio estaria adaptada para receber novos leitos de UTI neonatal até que a situação seja normalizada.