Pela primeira vez em 16 anos, Canindé celebra Dia do Romeiro com restrição de fiéis em missas

compartilhar no:
Por conta da pandemia, movimentação na cidade teve que ser menor e fiés só participaram de missa mediante inscrição (Foto: Antônio Carlos Alves)

Sertões de Canindé: Celebrada desde 2005 quando virou lei, o Dia do Romeiro, comemorado pelos franciscanos que visitam Canindé, no Sertão Central, pela primeira vez em 16 anos teve que obedecer a uma espécie de comemoração diferente: em função da pandemia do novo coronavírus e do cenário de altos índices na cidade, as celebrações religiosas tiveram que ter um número muito reduzido de participantes e as visitações na cidade por pagadores de promessa também foi restrita.

Há cerca de uma semana a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, endureceu as medidas de combate à pandemia no município, frente aos altos e preocupantes números que evidenciavam o cenário de gravidade. A fiscalização nas ruas, como o próprio Revista Central já noticiou, está sendo feita até com reforço do Corpo de Bombeiros. O intuito é coibir de todas as maneiras as aglomerações e restringir as atividades econômicas a um número menor de pessoas, o que permite, em tese, uma situação de mais segurança para a população.

Diante deste cenário o Santuário de Canindé precisou repensar a programação do Dia do Romeiro. Apenas três missas foram celebradas. Todas foram transmitidas online, pelo canal de TV da Basílica de São Francisco e a participação no local estava restrita àqueles que tinham feito sua inscrição previamente. A missa aconteceu na Quadra da Gruta.

Da basílica foi feita umaLive Especial em referência ao Dia do Romeiro A programação contou com música ao vivo, fala do Pároco-Reitor Frei Jonaldo Adelino, OFM, e depoimento de romeiros de várias partes do Brasil. Rosário Ximenes destacou que mesmo sem poder estar presente, os romeiros estavam vivos dentro do coração da população de Canindé, pela sua simbologia de fé.

A data do Dia do Romeiro foi instituída pela lei nº 1.872/05 de 2 de março de 2005, pela Câmara Legislativa e município de Canindé, apoiada pela Paróquia de São Francisco das Chagas, e, tem como objetivo homenagear os romeiros peregrinos e todos os devotos, que além de expressar a sua fé e devoção, contribuem para o desenvolvimento da cidade.