Eleições 2020: pedido de envio da Força Nacional para Ibicuitinga ainda aguarda decisão do TSE

compartilhar no:
Centro da cidade de Ibicuitinga (Foto: divulgação)

Região Central: O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não julgou o pedido do envio da Força Nacional para garantir a segurança durante o período de eleições, na cidade de Ibicuitinga, no Sertão Central. A lista com as cidades de cada estado que vão receber as tropas federais foi atualizada na manhã desta quarta-feira (11) pelo TSE, mas a cidade de Ibicuitinga é a única do Ceará que ainda aguarda o julgamento da decisão.

Conforme o próprio Portal Revista Central apurou, em sessão de julgamentos na última quinta-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), havia decidido pela necessidade do envio de forças federais para reforçar a segurança dos eleitores de Ibicuitinga. A solicitação foi feita pela Procuradoria Regional Eleitoral que disse ter considerado “fatos gravíssimos” envolvendo facções criminosas na cidade.

Em sua decisão, a procuradora regional eleitoral, Lívia Sousa, acostou relatório subscrito pela Promotoria de Justiça de Ibicuitinga, contendo uma linha do tempo com “graves atos criminosos perpetrados no referido município, os quais têm se intensificado na medida em que o pleito se aproxima”. No entanto, a decisão ainda não foi julgada e, por tanto, até esta data, o envio da Força Nacional para Ibicuitinga ainda é indefinido. É a única cidade do Ceará que aguarda julgamento sobre esse pedido.

Também nesta terça, o Portal Divulga Milhã, antecipou que o juiz da 55ª Zona Eleitoral, Jaison Stangherlin, teria oficializado o pedido ao TRE que pedia o envio da Força Nacional a outros três municípios cearenses que ficam na região Central. Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro e Solonópole tiveram a necessidade de contar com o aparato federal de segurança na avaliação do Juiz, mas a decisão ainda não foi julgada pelo TRE.

Na sessão administrativa desta terça-feira (10), o TSE autorizou, por unanimidade, até o momento, pedidos para apoio das Forças Armadas em 601 localidades em todo o País. Os requerimentos para a atuação da Força Federal foram previamente aprovados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos governos estaduais para garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila.