Para ajudar os filiados que disputarão as eleições municipais de novembro, partidos criaram plataformas digitais com uma espécie de “kit candidato”, que inclui jingles e mensagens para serem usados na campanha e em redes sociais.
Com candidaturas a prefeito e vereador pulverizadas pelo país, o objetivo das legendas é driblar a eventual falta de recursos dos candidatos e ajudá-los a economizar em gastos com marketing para produzir as peças de publicidade.
Os itens prontos podem ser baixados gratuitamente das páginas dos partidos na internet e editados pelos postulantes, que personalizam com sua foto, nome e número de urna.
Os kits, também chamados de “enxovais”, incluem desde materiais mais comuns de campanha, como cartazes, santinhos e adesivos, a conteúdo digital para ser compartilhado pelas redes.
Um dos que prepararam o “kit candidato” foi o MDB. “Neste ano, teremos milhares de candidatos. Muitos deles não têm equipes profissionais para criar materiais de campanha. O partido vai dar essa contribuição”, explicou o presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi (SP).
O MDB criou um jingle, em ritmo de música sertaneja, com o número do partido para ser usado pelos candidatos em todo o território nacional.
O PSDB também desenvolveu material semelhante. “Essas ferramentas foram desenvolvidas pelo próprio staff do partido e ajudam aqueles que não têm equipe própria para isso”, afirmou o secretário-geral da legenda, deputado federal Beto Pereira (MS).
Alguns kits incluem ainda orientações jurídicas, manual de boas práticas nas redes sociais e informações para combater fake news.
Além das peças publicitárias para download, o DEM mantém uma central em uma rede social para filiados e candidatos destinada à distribuição de material, criação de identidade visual, informações e dicas sobre, por exemplo, como impulsionar conteúdo.
Partidos
Em alguns casos, o “kit candidato” traz informações para subsidiar os candidatos sobre determinados temas e reforçar as posições defendidas pelo partido.
O PT colocou no ar um site especial voltado somente para as eleições municipais. Ao lado do material de campanha editável, também fica disponível uma ferramenta de busca em que é possível pesquisar por município as realizações dos governos petistas.
“Criamos uma plataforma com informações para a defesa do nosso legado, o que os governos Lula e Dilma fizeram em cada cidade para que os candidatos possam fazer esse debate — como fazer campanha, com orientações na área de comunicação e de prestação de contas”, afirma a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR).
Outra preocupação das siglas ao providenciar os kits foi com a identidade visual das campanhas.
“Essa foi uma ação que, além de assegurar o chamado enxoval de campanha aos candidatos, também qualifica o visual da campanha do Progressistas por todo Brasil”, explica o presidente do partido, senador Ciro Nogueira (PI).
O Novo, por exemplo, repassa aos filiados um manual com a paleta de cores e as fontes que podem ser usadas no caso de quem não quiser baixar o material pronto.
“Assim, conseguimos manter a unidade, porque o partido tem que ser visto como uma instituição. Então, é importante que o visual de todos, de Norte a Sul, seja o mesmo”, diz Daniel Guido, gerente de comunicação nacional do Novo.
Com informações do G1