Clube de Leitura César Cals engaja alunos de Quixadá na literatura agora em formato remoto; conheça o projeto

compartilhar no:
Encontro do clube de leitura com a convidada Shirlen e o livro A hora da estrela da escritora Clarice Lispector. Foto: instagram

O Clube de Leitura César Cals nasceu da necessidade em difundir a leitura de obras literárias entre adolescentes na escola homônima, situada em Quixadá, Ceará. Em função da pandemia do novo corona vírus, o Clube de Leitura adotou formato remoto, a fim de dar continuidade aos encontros, socializando leituras e conversas livres sobre literaturas.

Com periodicidade mensal, o Clube agrega estudantes do EEMTI Gov. César Cals de Oliveira Filho e também de outras escolas, a exemplo da E.E.M.T.I Cônego Luiz Braga Rocha (Ibaretama) e EEEP Maria Môsa da Silva (Ocara). De forma gratuita, o projeto proporciona leitura de textos literários os mais diversos, não necessariamente canônicos, e promove um espaço de discussão e estímulo à criticidade entre os jovens.

Coordenado pela professora Kaline Lemos desde março de 2019 – anteriormente a coordenação era do professor Emanuel Régis – o clube adota metodologia dinâmica, pois além de problematizar romances, contos e poemas, realiza sorteios com livros ficcionais. Vale destacar que a docente recebe doações de livros da comunidade quixadaense, estimulando, dessa forma, o acesso a obras literárias e o fomento a práticas de leituras.

Encontro no meet sobre a obra Quarto de Despejo da escritora Carolina Maria de Jesus. Foto: divulgação

O projeto tem este perfil no instagram: @clubedeleituracc. Lá você pode conferir fotos dos encontros anteriores, livros arrecadados e doados, bem como toda a organização do clube. Se você tem alguns livros de literatura em casa e deseja compartilhá-los, entre em contato com o perfil do instagram e doe alguns exemplares!

Para a estudiosa Michèle Petit, “há muito tempo observa-se que a leitura ajuda a resistir às adversidades, mesmo nos contextos mais terríveis.”  A leitura, enquanto experiência coletiva, mediada e educativa, nos auxilia a compreender melhor a nós mesmos e as situações em que estamos imersos, possibilitando a vivência de outras realidades. Ao compartilhar leituras de textos literários, também compartilhamos conhecimento.