Aulas da nova faculdade de Medicina em Canindé devem começar próxima semana

compartilhar no:
Faculdade de Medicina de Canindé (foto; rede social)

Região Central: está previsto para começar na próxima semana as aulas da nova faculdade de medicina instalada no município de Canindé, no Sertão Central. O curso será mantido pela Faculdade Estácio e terá duração de seis anos, com aulas teóricas e conteúdo prático que será oferecido por meio de uma parceria com unidades de saúde, hospitais e também na policlínica do município.

De acordo com a Estácio, o novo prédio conta com uma infraestrutura moderna que permitirá aos alunos a garantia no conteúdo oferecido. Os alunos terão como equipamentos um Laboratório de Simulação Realística, com simuladores/robôs. Haverá laboratórios de imagenologia (para o exames de diagnóstico por imagem – tomografia, ressonância magnética, radiografia, entre outras), de anatomia e de técnicas cirúrgicas simuladas.

Na semana passada a autorização do funcionamento do curso foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A publicação, assinada pelo Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Danilo Dupas Ribeiro, autoriza a criação de 50 vagas para o início do curso. No documento, Danilo Dupas diz considerar para a tomada de decisão “os relatórios de avaliação da Comissão de Monitoramento e Acompanhamento da Escolas Médicas”.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) os candidatos foram classificados e aprovados exclusivamente pela nota do Enem e os resultados usados foram do período contemplado entre 2015 a 2019. Do total de vagas, 10% foram ofertadas com bolsa integral. Estes 10%, segundo a Estácio, para nascidos e residentes em Canindé, pessoas sem diploma de curso superior e com renda familiar mensal abaixo ou até o valor de um salário mínimo e meio.

O prazo mínimo do curso deverá ser de seis anos, conforme a portaria do MEC. O novo prédio foi construído em um bairro próximo ao local onde fica instalada a estátua de São Francisco De Assis, muito famosa na cidade e em toda a região.