Quixadá passa por nova fase de pesquisa nacional do Ibope sobre índices do coronavírus

compartilhar no:
Pesquisadores devem aplicar cerca de 250 testes em Quixadá (Foto: Fernanda Borges)

Quixadá: a prefeitura de Quixadá informou que a partir desta quinta-feira (4) e até a próxima segunda-feira (8), pesquisadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) estarão no município realizando testes rápidos em bairros previamente definidos, como parte da pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em todo o País.

Conforme a prefeitura, os pesquisadores do órgão vão realizar cerca de 250 testes rápidos em pacientes da cidade. “A secretária de Saúde, Juliana Câmara, destaque que o trabalho é feito com o acompanhamento e o suporte das Equipes de Saúde da Família por meio dos profissionais agentes comunitários de Saúde”, disse a Prefeitura de Quixadá.

O Município do Sertão Central é o que mais contabiliza pessoas infectadas com o coronavírus e também mortes, conforme um levantamento realizado pelo portal Revista Central no último sábado (30). O Ibope já realizou uma primeira fase da pesquisa em Quixadá, em que outros 250 testes rápidos foram realizados. Apesar dos graves números, a Prefeitura de Quixadá ressaltou que o trabalho de comunicação entre gestores e profissionais de saúde e divulgação, foram “determinantes” para que o municípios apresentasse resultados “de forma exitosa”.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que contratou o Ibope para realizar as pesquisas de campo. O entrevistador deverá coletar uma gota de sangue de um dos moradores de cada domicílio e colocará o material em um aparelho que fará a análise. Se der positivo, o entrevistador deverá testar todos os moradores dessa casa.

Com os testes rápidos, será possível saber o percentual de pessoas que têm anticorpos contra o novo coronavírus, ou seja, que já entraram em contato com a doença. Os testes rápidos, porém, têm uma limitação: só detectam a doença se a pessoa estiver infectada há, pelo menos, 7 dias. Ou seja, muitas pessoas que fizerem o teste podem ter resultado negativo, mas estar infectadas e continuar sem saber disso.

Cada rodada de teste apresentará o retrato de um momento. O plano do Ministério da Saúde é que a comparação dos resultados das diferentes rodadas mostre a velocidade com que o vírus está se espalhando pelo país. Esse tipo de informação poderá ser útil, por exemplo, para balizar uma decisão sobre medidas de relaxamento do distanciamento social em uma determinada região.

 

Com informações da Agência Exame