Quixadá: O município apresentou o primeiro caso confirmado no dia 28/03, nesta data dois pacientes foram diagnosticados com a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Em um balanço feito pelo portal Revista Central com base nos dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Ceará, somente na última semana (entre 10 e 17 de abril) foram confirmados 9 novos casos da doença, portanto, em média o município de Quixadá apresenta aproximadamente 1 (1,2) caso confirmado por dia neste período.
Divergências entre secretarias do município e estado
Recentemente, um dado equivocado publicado pela Secretaria Estadual de Saúde causou alvoroço nas redes sociais. A plataforma IntegraSUS havia confirmado um óbito em decorrência do novo coronavírus em Quixadá. A Prefeitura do município chegou a confirmar, através das redes sociais, e horas depois negou o óbito. Segundo a gestão municipal, um cruzamento de dados de pacientes homônimos teria causado a confusão.
Mesmo após a correção, a plataforma alimentada pelo Estado ainda apresenta divergências entre seus próprios dados e também entre estatísticas compartilhadas com a gestão municipal. Desta vez, o número de casos confirmados não coincide com o que é divulgado pela Prefeitura de Quixadá. Enquanto nesta sexta-feira (17), o IntegraSUS apontava 14 casos confirmados para o município, a prefeitura noticiou, às 21h do mesmo dia, que a Secretaria Municipal de Saúde contabilizava 13 casos.
Neste sábado (18), até as 11h, a plataforma do Estado apontou dois novos casos registrados na Terra dos Monólitos, somando 16 ao total. A Prefeitura no entanto, até o momento não publicou novos dados, porém um canal de notícias que obtém informações privilegiadas da Secretaria de Saúde do município, noticiou que o número de casos confirmados no município subiu para quinze.
Outra controvérsia está entre os próprios dados da Secretaria Estadual, enquanto totaliza 16 casos confirmados, na tabela de detalhamento dos pacientes com COVID-19 em Quixadá, a soma apresenta um caso a menos. Veja:
Pacientes curados
Sendo 15 ou 16 registros de pacientes acometidos com a COVID-19, o número de recuperados mostra que a maioria dos pacientes já superaram a doença. A Prefeitura de Quixadá divulgou que onze pacientes já estão curados da doença, após cumprirem quarentena e não apresentarem mais sintomas. Quinze casos suspeitos foram negativados após resultados de exames.
Um vídeo divulgado pela Revista Central mostra a quixadaense Dona Socorro Bessa sendo aplaudida por profissionais de saúde do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) após receber alta clínica da UTI. Assista:
https://www.facebook.com/RevistaCentral1/videos/1952394168285602
Em monitoramento e casos suspeitos
A Secretaria Municipal de Saúde aponta ainda que dois casos seguem em monitoramento, um em isolamento domiciliar e o outro internado. 25 exames de pacientes suspeitos estão em análise pelo Lacen. (Dados de 17 de abril às 21h)