Comércio de Quixadá amanhece fechado nesta sexta-feira (20), após decreto do Governo

compartilhar no:
Maioria dos estabelecimento do Centro de Quixadá amanheceram fechados.

Quixadá: O principal centro econômico da Região Central do Ceará amanheceu, em sua maioria, de portas fechadas na manhã desta sexta-feira (20). Um decreto publicado pelo governador Camilo Santana (PT), determinou que todos os comércios de serviços não essenciais fechassem as portas para conter a proliferação do COVID-19 (novo coronavírus).

LEIA> Governo vai multar em R$50 mil por dia quem descumprir decreto que fecha comércio

A norma se estende a “bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres; templos, igrejas e demais instituições religiosas; museus, cinemas e outros equipamentos culturais, público e privado; academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares; lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada; shopping center, galeria/centro comercial e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior dos referidos dos estabelecimentos; feiras e exposições; indústrias, excetuadas as dos ramos farmacêutico, alimentício, de bebidas, produtos hospitalares ou laboratoriais, obras públicas, alto forno, gás, energia, água, mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal, bem como respectivos fornecedores e distribuidores”.

Comércio fechado em Quixadá após decreto do Governo do Estado.

Apesar do decreto, alguns comerciantes de Quixadá insistiram e abriram seus estabelecimentos nesta sexta-feira (20). Quem optou por descumprir a medida ficará sujeito a fiscalização e multa diária de R$50 mil reais.

Quem transitou pelo Centro também percebeu a pouca movimentação de pedestres e veículos. Espera-se que nos próximos dias o fluxo diminua ainda mais. A recomendação dos órgãos públicos é que cada cidadão permaneça em casa.