Bancos superlotados, filas em supermercados e fiscalização fecha lojas em Quixadá

compartilhar no:

Quixadá: O governador do Ceará Camilo Santana decretou o fechamento do comércio no Estado e estabelece multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. A medida visa conter o avanço do Coronavírus.

Em Quixadá, a maioria das lojas fecharam as portas em atendimento ao decreto, outras preferiram desafiar as autoridades.

Durante esta sexta-feira (20), o centro da maior cidade da Região Central continua com grande fluxo de pessoas, enquanto nas lotéricas, agências bancarias e supermercados estão com filas enormes e pessoas sem qualquer proteção.

Fiscais da Agência de Fiscalização de Quixadá-Agefisq e também a Polícia Militar começam a fechar lojas que não estão podendo abrir durantes os próximos dez dias.  Os comerciantes são alertados de possível multa de até R$50 mil em caso de descumprimento.

Ficam impedidos de exercer as atividades, por um período de 10 dias, comércios e estabelecimentos dos seguintes seguimentos:

Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres;

Templos, igrejas e demais instituições religiosas;

Museus, cinemas e outros equipamentos culturais, público e privado;

Academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares;

Lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada;

“Shopping center”, galeria/centro comercial e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior dos referidos dos estabelecimentos;

Feiras e exposições;

Indústrias, excetuadas as dos ramos farmacêutico, alimentício, de bebidas, produtos hospitalares ou laboratoriais, obras públicas, alto forno, gás, energia, água, mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal, bem como respectivos fornecedores e distribuidores.


Falta de produtos

Com medo de faltar alimentos, a dona de casa Maria de Oliveira Lima, 52 anos, preferiu ir ao supermercado, mesmo com filas e grande aglomeração de pessoas. “Tenho medo de faltar alimentos, então vim logo fazer compras”.

Nas farmácias, consumidores buscam por álcool em gel, máscaras, mas não conseguem encontrar. Esses estabelecimentos estão sem estoques.

Pessoas fazem filas em lotéricas e bancos nesta sexta-feira(20) (foto: RC)