Ceará terá voos para oito municípios; Quixadá e região sem força política para atrair “megainvestimento”

compartilhar no:

Região Central:  O Sertão Central do Ceará nunca foi colocado como a região estratégica para o desenvolvimento do Estado. Formada por 19 municípios, Quixadá, Quixeramobim e Canindé são os maiores economicamente e populacionalmente. Todos juntos chegam a mais de 600 mil pessoas.

Apesar da importância da região, os governos anteriores e o atual continuam de Camilo Santana sempre deixa o Sertão Central foram dos maiores investimentos. Grandes indústrias são sempre levadas para outras cidades fora da macrorregional.

As regiões Norte, Cariri e Metropolitana são quase sempre as privilegiadas. Sejam com a geração de empregos, instalação de fábricas, indústrias e até investimentos públicos. Os governantes usam a distância e outros aspectos, no entanto, falta líderes político com capacidade de colocar o sertão na rota dos negar investimentos.

Os fatos concretos mostram a carência de representantes políticos com força total no governo estadual. Prefeitos da região são desorganizados e não tem um projeto regional.

Semana passada, Camilo Santana anunciou que o  Governo do Ceará fechou um acordo com a GOL Linhas Aéreas que garantirá voos regionais a oito municípios cearenses. A partir de 1º de fevereiro, a Capital estará ligada a Sobral, São Benedito, Tauá, Crateús, Iguatu e Aracati, semanalmente, e ganhará três voos diários para Jericoacoara e dois voos diários para Juazeiro do Norte. A companhia irá ofertar também três voos diários para Natal (RN).

Quixadá tem um aeroporto e também chegou a ser anunciado como um dos beneficiados para receber investimentos. Apesar disso, nos últimos três anos, prefeitos e deputados estaduais e federais que representam a região não deram importância. O resultado é, que mais uma vez Quixadá e todo o Sertão Central ficam fora.