Alvo de vários reclamações em Quixadá, representante da Enel diz que a multinacional “não pode seguir lei municipal”

compartilhar no:

Região Central: Durante audiência pública na Câmara Municipal de Quixadá, onde foi debatido as várias reclamações que as empresas fornecedoras de água e energia elétrica, Cagece e Enel respectivamente, recebem, a explicação do representante da Enel se destacou.

Participaram do debate o diretor Christian Quezado, representante da Cagece em Quixadá; diretor Adriano Sampaio, representante da Enel no sertão central e a advogada Luíza Barbosa, do Procon da Câmara Municipal. A representante do Proconm disse; “recebemos inúmeras reclamações de munícipes sobre falha no fornecimento de energia elétrica, aumento abusivo dos preços e baixa qualidade do serviço ofertado”.

Luíza destacou que a Câmara Municipal de Quixadá aprovou lei n°. 2.623 no ano de 2013, que determina que as empresas fornecedoras de água, esgoto e rede elétrica não podem cortar o fornecimento de energia e água em dias de sexta-feira, obrigando a população da cidade a ficar o fim de semana privada dos serviços essenciais. Segundo a advogada, a mesma lei diz também que fica proibido cortes no último dia útil antes de feriados.

Sampaio esclareceu que a Enel é multinacional e segue orientações federais, não podendo obedecer a citada lei municipal. Quezado disse que a Cagece obedece tal lei, pois há uma semelhante na jurisprudência estadual.

Grande parte das reclamações em relação aos serviços das empresas em Quixadá são oriundos do bairro Residencial Rachel de Queiroz, indicando cobranças abusivas, principalmente em relação a Enel. Para o diretor, o aumento nos valores das contas deve-se a elevação das taxas.

Para o morador do bairro, repórter Cleumio Pinto, a Enel deveria fazer uma revisão técnica da rede de transmissão no Residencial Rachel de Queiroz, pois o problema de cobranças abusivas é em todas as residências.

Após o debate, a Câmara Municipal de Quixadá se comprometeu a oficializar uma solicitação a Enel para que seja realizado uma averiguação técnica na rede de transmissão elétrica do bairro, afim de descobrir o que vem ocasionando a elevação dos preços cobrados à população.