Prêmio Jabuti divulga finalistas e Quixeramobinense é indicado na categoria Juvenil

compartilhar no:
Escritor Osvaldo Costa Martins com o livro que retrata a vida de Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos. Foto: Alex Gomes

Região Central: A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou nesta quinta-feira (3) os livros finalistas do 61º Prêmio Jabuti, o maior prêmio de literatura no Brasil.

Foram selecionados os finalistas das 19 categorias, divididas entre Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Neste ano, o prêmio recebeu 2,1 mil inscrições.

Um dos finalistas da categoria “Juvenil” foi o livro “Antonio Peregrino”, do quixeramobinense Osvaldo Costa Martins. A ilustração do livro ficou por conta da Luci Sacoleira, que mostra de forma mais educativa a saga de Antônio Conselheiro. Narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva do Peregrino, a obra histórica que não se prende a datas também possui traços fictícios.

Conselheiro autodenominava-se “O Peregrino”, com seu discurso liderou uma das guerras populares mais sangrentas do Brasil, que ficou conhecida como Guerra de Canudos.

O livro “Cangaço overdrive” de Zé Welligton e Walter Geovani, também cearenses, compete na categoria “Histórias em Quadrinhos”.

A cerimônia de entrega do Jabuti acontecerá em 28 de novembro, no Auditório Ibirapuera. Os primeiros colocados receberão o troféu Jabuti e R$ 5 mil. Neste dia também será revelado o vencedor do Livro do Ano, que ganha R$ 100 mil.