Vereador afirma que lixo hospitalar está sendo descartado no Rio Sitiá e Açude do Eurípedes

compartilhar no:
Luiz_do_Hospital_vereador
O vereador Luiz do Hospital (PSC), afirma que lixo hospitalar está sendo jogado no Rio Sitiá e Açude do Eurípedes.

Região Central: A sessão da Câmara Municipal de Quixadá desta quarta-feira (25), foi marcada por uma afirmação polêmica do vereador Luiz do Hospital (PSC) sobre o descarte de lixo hospitalar na cidade de Quixadá.

De acordo com a fala do parlamentar, placentas, descartes de exame de sangue feitos em laboratórios e outros materiais do hospital municipal Dr. Eudásio Barroso, estariam sendo descartados no leito do Rio Sitiá, que corta a cidade de Quixadá, e no Açude do Eurípedes. “Para onde está indo? [lixo hospitalar] Eu sei. Está sendo lançado no Rio Sitiá, no Açude Eurípedes.” afirmou Luiz do Hospital. Complementado a denúncia, o parlamentar diz “E essa água vai pra onde? Pro [açude] Pedras Brancas”. O açude Pedras Brancas, localizado na divisa de Quixadá com Banabuiú, recebe as águas que vêm do Rio Sitiá. A denúncia do vereador, se confirmada, revela um grande crime ambiental cometido em Quixadá

Apesar da afirmação, estava sendo votado um requerimento que propõe uma audiência pública sobre resíduos sólidos, e o então vereador se absteve em votar. A abstenção faz parte do protesto contra a manutenção de Ivan Construção (PT) na presidência da casa legislativa.

A Prefeitura de Quixadá e a Secretária de Saúde, por meio da secretaria Juliana Câmara, ainda não se manifestaram sobre o assunto até o fechamento desta matéria.