Fechada definitiva: após 129 anos, Quixadá fica sem Cadeia Pública em sua última transferência de presos

compartilhar no:

Região Central: 129 anos depois, a Cadeia Pública de Quixadá foi oficialmente fechada nesta quinta-feira, 26, após várias transferências de presos durante todo o ano, os demais detentos que ainda estavam no local tiveram também que ser levados para outras penitenciárias.

Segundo informações, as grades das celas já estão sendo retiradas do local onde funcionava a cadeia.

As famílias dos internos seguem preocupadas, já que o acesso a visitas ficará mais difícil com a nova alocação. A situação também complica na relação dos advogados com seus clientes, ficando mais dificultoso a realização do trabalho.

A Cadeia Pública de Quixadá, a priori destinada para abrigar 80 detentos do município de Quixadá, Choró, Banabuiú e Ibaretama foi construída no fim do século passado, em 1890, e nos seus 129 anos de existência nunca passou por reforma de grande monta ou mesmo adequação para receber a demanda carcerária sempre crescente tendo sido realizada apenas formas paliativas.

O descaso secular do executivo transformou a Cadeia Pública de Quixadá num verdadeiro depósito de seres humanos. Ferindo diretamente à dignidade da pessoa humana, meta central da Constituição Federal de promoção do bem-estar do homem.

Ausência de higiene nas celas era um dos outros graves problemas, sendo que existia um único banheiro, espaço cercado por pedaço de chitas em que se utilizava as famigeradas bacias turcas (um buraco) para fazerem as necessidades fisiológicas básicas, que naturalmente exalavam um odor fétido, até porque não existia material de limpeza em quantidade adequada.

Os detentos foram transferidos para locais diferentes, sendo esses a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (IMELDA, em Aquiraz), a Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL, em Itaitinga) e o Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (CEPIS, em Itaitinga).

Confira abaixo a lista com o nome dos transferidos e seus respectivos locais: