Operação da Polícia Civil desarticula quadrilha internacional suspeita de praticar a agiotagem no Ceará

compartilhar no:
A partir das denúncias, os policiais civis da Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte passaram a investigar os suspeitos colombianos. Foto: Reprodução

Uma operação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desarticulou, nessa sexta-feira (23), uma quadrilha internacional que praticava agiotagem, extorsão e ameaça na região do Vale do Jaguaribe. Foram presas quatro pessoas, três delas são colombianas. Com o grupo, a Polícia apreendeu mais de R$ 11 mil, que teriam sido recolhidos de pequenos comerciantes da região, e 17 mil pesos (moeda estrangeira). A investigação foi realizada pela Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte, que fica situada na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

A delegacia passou a receber denúncias de que um grupo de estrangeiros estaria emprestando dinheiro a pequenos comerciantes e cobrando juros elevados, além de praticar extorsão e ameaça. A partir das denúncias, os policiais civis da Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte passaram a investigar os suspeitos colombianos. Entre os presos, está a proprietária de um estabelecimento que era utilizado como ponto de apoio pelos criminosos.

Os presos foram identificados como: Juan Carlos Piedrahita Piedrahita, Hernan Dario Osório Rodas, Leslee Michelle Hurtado Garzon e Liduina de Almeida Silva. A Polícia também está averiguando se os estrangeiros estão no Brasil de forma ilegal.

Investigação

Conforme os inspetores, os criminosos emprestavam dinheiro para pequenos comerciantes locais cobrando, em seguida, juros diário exorbitantes. O grupo agia com violência e realizava ameaças contra as vítimas.

Segundo a investigação, os suspeitos faziam cobranças todos os dias na região e se encontravam no horário de almoço em um estabelecimento que pertence a Liduina. O local servia para receber pagamentos e planejar ações de extorsão e ameaças contra as vítimas. Liduina era a encarregada de fazer o recrutamento de novos clientes, como também o recebimento das parcelas dos empréstimos e o repasse desse dinheiro para os colombianos.

A abordagem ao grupo criminoso ocorreu no momento em que eles estavam reunidos no estabelecimento de Liduina, contabilizando o arrecadado. Além dos mais de R$ 11 mil e 17 mil pesos colombianos, a Polícia Civil apreendeu quatro motos, oito celulares e um vasto material de publicidade e de anotações para empréstimos. Os quatro presos vão responder por agiotagem e associação criminosa.