Região Central: Falta pouco mais de um ano para o início das convenções partidárias que definem as bases de sustentação aos candidatos os cargos de prefeito e de vereadores. Em Quixadá, as articulações já estão a todo vapor para concorrer o Paço Municipal.
Até o momento, três nomes para a disputar a eleição majoritária já são conhecidos nos bastidores da política.
O cardiologista Ricardo Silveira que foi derrotado nas Eleições de 2016, tem recebido uma grande adesão de lideranças políticas, inclusive as insatisfeitas com o atual governo municipal. O médico, que é Superintendente da Funasa no Ceará vem crescendo politicamente, através de perfurações de poços profundos, ações sociais e tem realizado reuniões todo fim de semana.
Enquanto isso, seu maior adversário, o petista Ilário Marques tem a máquina a seu favor, todavia, seu governo está caminhando a passos lentos e projetos importantes estão praticamente engavetados. Além disso, seu afastamento por ordem judicial em 2018, prisão do seu aliado, o presidente da Câmara Municipal, Ivan Construção e tantos outros escândalos podem dificultar a sua reeleição. Apesar disso, Ilário é inteligente e pode dá volta por cima a qualquer momento.
Outro nome cotado é do jovem Sérgio Onofre, que será filiado ao Cidadania (antigo PPS), e tem como articulador Giliarde Silva. Onofre vem embalado de uma boa votação para deputado estadual pelo PSDB, no entanto, em uma eleição municipal o voto é bem diferente. Ele precisa ter uma base política para conseguir emplacar seu nome.
Análise
Diante dos escândalos da administração municipal envolvida em corrupção, evidentemente, a oposição ganhou fôlego e Ricardo Silveira tem se beneficiado com a situação, inclusive, chega a ser citado, nesse momento, como o favorito para o pleito de 2020, mas tudo pode mudar até o outubro de 2020.
A gestão de Ilário Marques precisa apresentar de forma pratica, grandes obras e recuperar seu prestigio popular. Sua briga com os concursados lhe causou grande prejuízo político, inclusive com eleitor fiel ao petismo. No outro lado, Silveira soube aproveitar a situação.
Ilário Marques tem se afastado do povo, caso queira disputar as Eleições de 2020, faz-se necessário mudar a cara de sua administração.
No outro lado, Ricardo Silveira precisa ampliar seu grupo político, no caso, atrair novas lideranças. Suas andanças são exaustivamente com as mesmas caras.
Sergio Onofre precisa focar seu objetivo, no entanto, seu trabalho como advogado em várias cidades pode lhe atrapalhar. Ele precisa ser conhecido pelo povo, afinal, o eleitor vota em quem confia, mas tem que conhecer o candidato para só assim receber o apoio.
Até o fim desse ano, outros nomes devem surgir como alternativa para disputar as Eleições de 2020, mas como sempre, Quixadá não terá muitas opções.